Jump to content

Photo

Dúvida - Reservatório de partida a frio

• Please log in to reply
40 respostas para este tópico

#1 Rocker

Rocker

Membro

• Members
  • PipPip
  • 21 posts
  • Modelo:March

Posted 06 agosto 2012 - 20:45

Pessoal, em primeiro lugar parabéns pelo ótimo fórum, muito informativo.
Gostaria de uma ajuda de vocês sobre esse reservatório de partida a frio. Tenho um March 1.6 SV e minhas dúvidas são as seguintes:
  • Se eu deixar esse reservatório vazio existe mesmo o risco de ressecar as borrachas do sistema e queimar a bomba que injeta o combustível?
  • Será que nosso March é igual ao Fit que injeta a gasolina do reservatório mesmo que o combustível usado seja gasolina?
Tenho essas dúvidas pois vou usar quase sempre gasolina, mas tenho medo de danificar alguma coisa deixando o reservatório vazio. Estou com o carro há um mês e ainda não abasteci o reservatório.
Agradeço antecipadamente a ajuda. Obrigado.

#2 RicardoTH

RicardoTH

Membro Oficial

• Members
  • PipPipPipPip
  • 353 posts
  • Modelo:Versa

Posted 06 agosto 2012 - 21:04

Rocker blz! Quando peguei meu versa fiquei uns 5 meses sem colocar nada. Mas quando veio o frio o fui ligar o carro e fez o barulho de injetar a gasolina, ai fui la e coloquei gasolina por medo de queimar a bomba. Acredito que se tem o reservatorio tem que colocar gasolina. Abs
!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Nissan Clube – Versa SL – 1.6 – 16V – Branco Aspen
!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
- Friso Cromado
- Câmera de ré
- Insufilm
- Engate
- Ponteira
- Modulo de Vidro Tury
- Lâmpadas de Led na lanterna, na placa e internamente
- Lâmpadas Cristal Vision Philips H4 e xenon 6000k - H11.

#3 ClaudioS

ClaudioS

Membro Oficial

• Members
  • PipPipPipPip
  • 1051 posts
  • LocalizaçãoMA

Posted 06 agosto 2012 - 22:06

Mesmo morando em cidade quente, eu decidi botar um pouco de gasola Podium no tanquinho (no March leva até 500ml - meio litro).
Não tenho certeza se foi usado parte dos 300ml que joguei lá, mas pra não ter galho com o tal suposto ressecamento, decidi abastecer, mesmo rodando mais com gasolina do que etanol e ainda por cima numa cidade de clima quente.

Nunca ouvi ou percebi esse barulho de injetar, mas daqui a 6 meses dá pra dizer se a gasolina Podium ali dentro foi usada; se demorar pra baixar, vou ter que achar um jeito de "chupar" ela de lá.

#4 mrb

mrb

Membro Oficial

• Moderators
  • 2377 posts
  • LocalizaçãoSP
  • Modelo:Tiida

Posted 06 agosto 2012 - 23:08

Só para esclarecer, não é porque ouve o barulho da bomba funcionando que o carro esta recebendo a gasolina.
Ha uma solenoide que controla quanto de gasolina saí para a TBI.

Há momentos que a bomba pressuriza porem o carro pega antes de ligar a solenoide. Para injetar, a temp. do motor deve estar próximo dos 15 graus e claro ter tempo de partida suficiente para ocorrer todo o processo.
Em dia bem frio a partida no álcool pode levar até 3 segundos até o motor pegar. Se der 2, 3, 4 partidas curtas só agrava mais o processo!

#5 rafaelmine

rafaelmine

Membro Oficial

• Members
  • PipPipPipPip
  • 364 posts

Posted 07 agosto 2012 - 00:27

abastecendo com gasolina fica o barulho normal da bomba, mas quando enchi o tanque com álcool até me assustei na primeira partida do dia seguinte, o barulho que faz (pelo menos no meu carro) é incrivelmente alto, toda primeira partida do dia, mas quando coloco gasolina volta a ser apenas o barulhinho da bomba, o de vocês também é assim?

#6 Rocker

Rocker

Membro

• Members
  • PipPip
  • 21 posts

Posted 07 agosto 2012 - 08:47

Pessoal, valeu mesmo pelas respostas. Vamos continuar com o tópico e ver se conseguimos entender como esse sistema funciona.
Esqueci de dizer que quando peguei o carro o cara da concessionária (que não é mecânico, apenas vendedor) me disse que como o clima aqui é quente eu poderia deixar o reservatório vazio e isso evitaria problemas futuros. Concordo em parte com ele, pois esse reservatório pode ser problemático mesmo. Eu tinha um Palio que abasteci o reservatório (que era de 2 litros) com aditivada, mas como o clima é quente, acho que usava pouco na partida e a gasolina acabou ficando velha, fazendo uma lambança danada no sistema do carro. Acredito que por esse motivo a Nissan projetou um reservatório pequeno. Decisão sábia. Por outro lado, diferente do que o vendedor disse, sempre leio na internet alguém dizendo que deixar o reservatório vazio pode ressecar, queimar etc.
Vamos tentar solucionar esse mistério........
Abraços.

#7 ClaudioS

ClaudioS

Membro Oficial

• Members
  • PipPipPipPip
  • 1051 posts
  • LocalizaçãoMA

Posted 07 agosto 2012 - 11:54

Sim, gasolina também tem prazo de validade.

A melhor pra botar no tanquinho é gasolina do tipo Premium, como a Podium da BR; a Esso e a Ipiranga também fazem esse tipo de gasolina mas não sei os nomes pois não vendem aqui na cidade.

Gasolina comum e gasolina aditivada tem validade de 3 meses, a Podium pro exemplo é 6 meses e ela é mais refinada, tem octanagem e qualidade mais altas (e também é mais cara que as outras).
Tenho um pouco de gasolina comum num recipiente e com um mês e meio já foi virando tipo uma água :blink:

Até ja postei na seção da Livina ~> http://goo.gl/Tp6Xj

#8 DaniloNC

DaniloNC

Usuário

• Members
  • PipPipPipPip
  • 1250 posts
  • LocalizaçãoSão Paulo - SP

Posted 07 agosto 2012 - 12:43

ClaudioS,

Já que você gosta dessas coisas, acho que seria legar fazer a comparação com os 3 tipos de gasolina.
Comprar no mesmo dia, a comum, aditivada e podium e deixar la nas garrafas.

Se você tiver paciência e quiser fazer claro.
Eu não tenho, hehehe
VERSA SL Cinza Titanium 1.6 16v

Posted Image Tenho modificações -> (ver meu carro)

[hr]Regras para boa utilização do fórum (CLIQUE AQUI) - No mais, o bom senso também prevalece sempre...[hr]

#9 ClaudioS

ClaudioS

Membro Oficial

• Members
  • PipPipPipPip
  • 1051 posts
  • LocalizaçãoMA

Posted 07 agosto 2012 - 20:57

Eheheheh pode ser; sou meio curioso com essas coisas.

#10 Luis Santos

Luis Santos

Membro Oficial

• Members
  • PipPipPipPip
  • 292 posts
  • LocalizaçãoSão Paulo, Brasil

Posted 08 agosto 2012 - 08:15

ClaudioS, exatamente! Gasolina do tanquinho de partida é Podium da BR sempre, e ponto final.

E, pesando os prós e os contras, é o melhor o tanquinho vazinho do que com gasolina ruim...

Louvor nesse caso à Citroen, que mesmo não sendo a pioneira (foi a VW, com o Polo) acabou com o tanquinho de gasolina. Solução? Simples! Aquece-se o diabo do álcool antes de injetá-lo...

Por que todos não fazem isso?
Att
Luis Santos
March 1.6S, prata classic

#11 GabrielC

GabrielC

Membro

• Members
  • PipPipPipPip
  • 317 posts
  • LocalizaçãoSão Paulo

Posted 08 agosto 2012 - 08:28

Em 2005, quando trabalha em um jornal em São Paulo fiz uma matéria sobre o sistema de partida a frio sem o tanquinho.

O projeto era da Magneti Marelli.. fui até a fábrica, mostraram como passaria a funcionar... eu imaginava que em poucos anos todos os carros teriam.

Quando estiver com meu carro, colocarei a Pódium sim. Só nao sei quem pode fazer o contrario... pode ser mais cara..mas vai por no maximo 1 litro.
March 1.0 S Alloy Preto - 12/13

Ups:
- Jogo de frisos
- Calhas
- Save door e bumper 3M
- Módulo de subida de vidros Tury
- CD Player Sony NEX-BT4007-U, com USB, Bluetooth e handsfree
- Kit Alto-falantes Bravox B3x Triaxial 160w Rms
- Bença na Igreja de São Judas. ;)

Regras para boa utilização do fórum (CLIQUE AQUI)-No mais, o bom senso também prevalece sempre...

#12 Rocker

Rocker

Membro

• Members
  • PipPip
  • 21 posts

Posted 08 agosto 2012 - 20:04

Achei essa interessante matéria hoje na net: http://www.vrum.com....hecimento.shtml . Segundo a reportagem, o sistema da Nissan só injeta o combustível do reservatório se for necessário, de acordo com o combustível do tanque e temperatura externa. Também é dito que se deixar o reservatório vazio certamente ocorrerá ressecamento das borrachas. Em suma, esse reservatório é bem chatinho........ :( O jeito é colocar só uns 300 ml de Podium e abastecer o carro com álcool de vez em quando para que a gasolina seja usada.

#13 arilsongomes

arilsongomes

Membro

• Members
  • PipPip
  • 21 posts

Posted 04 setembro 2012 - 22:06

E como saber se está cheio, vazio, pela metade?

#14 opm

opm

Membro Oficial

• Members
  • PipPipPipPip
  • 232 posts
  • LocalizaçãoSão Paulo

Posted 05 setembro 2012 - 11:17

Baseado na postagem do Rocker, o correto parece ser deixar o tanquinho com um pouco de gasolina. E pelo prazo de validade maior, gasolina Podium da Petrobrás é o mais indicado.

Versa SL
modelo 2014
Cinza Titanium

#15 GabrielC

GabrielC

Membro

• Members
  • PipPipPipPip
  • 317 posts
  • LocalizaçãoSão Paulo

Posted 05 setembro 2012 - 12:06

Não tem muito como saber... Eu qdo fui no posto BR, pedi pra colocar a gasolina Pódium.. deu 400 ml...
Daqui 6 meses olho de novo

Ups:
- Jogo de frisos
- Calhas
- Save door e bumper 3M

Regras para boa utilização do fórum (CLIQUE AQUI)-No mais, o bom senso também prevalece sempre...

#16 Rocker

Rocker

Membro

• Members
  • PipPip
  • 21 posts

Posted 05 setembro 2012 - 17:05

Fiz exatamente isso também. Coloquei uns 300 ml de podium e daqui uns 6 meses vou checar de novo. Vou abastecer sempre 4 vezes com gasolina e uma com alcool para poder usar a gasolina do reservatório.
Para saber se o tanquinho está cheio ou vazio só abrindo e olhando mesmo. Bem que a Nissan poderia ter colocado uma luz de advertência no painel.
Uma coisa que percebi com o uso do alccol é que a partida demora mais do que com gasolina.

#17 fernandobez

fernandobez

Membro

• Members
  • PipPip
  • 22 posts

Posted 16 setembro 2012 - 01:08

Esse tópico me faz lembrar como eu ODEIO essa gambiarra de flex. Muito melhor se o carro fosse só a gasolina. Tenho certeza que o motor seria mais eficiente. E o pior é que a tendência é que cada vez mais carros vendidos no Brasil sejam flex :/

#18 GabrielC

GabrielC

Membro

• Members
  • PipPipPipPip
  • 317 posts
  • LocalizaçãoSão Paulo

Posted 16 setembro 2012 - 23:37

O pior é que um sistema que existe ha mais de 7 anos ainda nao é totalmente usada nos carros hj...
Eu sinceramente penso em usar só alcool.. ainda mais pq em SP compensa.. talvez usar o v-power ou fazer a historia de colocar gasolina a cada dois tanques.
penso nisso mais por politicamente correto.. em usar uma matriz de energia renovavel...e a gente sabe que a gasolina hj so ta nesse preço pq o governo ta segurando...

Ups:
- Jogo de frisos
- Calhas
- Save door e bumper 3M

#19 diegotribst

diegotribst

Colaborador

• Members
  • PipPipPip
  • 42 posts

Posted 23 setembro 2013 - 19:50

No meu Mille Economy, quando o reservatório de partida a frio ficava vazio acendia uma luz no painel, alguém sabe se existe uma luz dessa no painel do March?

#20 mrb

mrb

Membro Oficial

• Moderators
  • 2377 posts
  • LocalizaçãoSP
  • Modelo:Tiida

Posted 23 setembro 2013 - 22:31

Até chevette álcool carburado tinha luz de aviso de reservatório vazio. Agora ficou mais moderno, se abre o capô e olha! :P :D

Editado por mrb, 23 setembro 2013 - 22:31 .

0 usuário(s) estão lendo este tópico

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)