Jump to content

Photo

Cheiro forte da descarga dentro do carro

• Please log in to reply
41 respostas para este tópico

#1 Chagas

Chagas

Usuário VIP

• Members
  • 76 posts
  • LocalizaçãoRio de Janeiro
  • Modelo:Sentra (B16)

Posted 22 agosto 2012 - 18:49

Não encontrei nenhum topico parecido. Então vai lá.

Não sei se isso acontece com vcs. Quando uso o ar-condicionado, depois de um tempo, começo a sentir um cheiro forte, como se o cheiro da descarga estivesse vindo para dentro do carro. Já mandei olhar todo o escapamento, inclusive o coletor e está tudo OK. Será que isso é do proprio Ar- Condicionado? Isso acontece com alguém?
Sentra 2.0 S CVT - Gasolina/GNV - 07/08

#2 MRElisei

MRElisei

Novato

• Members
  • Pip
  • 2 posts
  • Modelo:March

Posted 22 agosto 2012 - 19:36

Oi amigo,

Tenho um March a 9 meses, uso sempre o AR e a uns 2 meses notei que sai um cheiro de URINA quando ligo, não é sempre, mas as vezes aparece e da até vergonha. Comprei um filtro novo e vou passar um produto de higienização.

Vamos ver se resolve.

Abraço

#3 Sato

Sato

Usuário VIP

• Members
  • 64 posts

Posted 22 agosto 2012 - 19:39

Tenho um Sentra 2009 com o mesmo problema. Eu ligo o ar condicionado e beleza, quando desligo o ar e fico somente na ventilação, sai um cheiro de mofo!! Fica até chato para quem anda junto, e eu ja troquei o filtro de Ar condicionado e o cheiro persiste, em breve vou comprar outro filtro e trocar. Além disso vou ver se acho um produto de higienização também para ver se acaba com este mal cheiro. Ah lembro também que já levei a concessionária e resolveram isso por apenas dois dias e depois voltou. Como minha garantia acabou, terei de fazer o serviço por mim mesmo... Se é que vocês entendem...rs!

#4 Pal

Pal

Membro Oficial

• Members
  • PipPipPipPip
  • 2623 posts
  • LocalizaçãoDown Under... B16 08/09 non-flex

Posted 22 agosto 2012 - 20:07

Sato, não perca seu tempo & dinheiro trocando o filtro, pois não vai ajudarem nada!!

Notei isso: se vc deixa apenas a ventilação (sem ligar o AC) o cheiro altera muito pouco (aqui, pelo menos)

Tente o seguinte: ligue o ar normalmente (botão AC tbem) quando faltar uns 3 minutos para chegar ao destino, desligue o AC mantendo a ventilação. Quando chegar no destino, desligue tudo antes de desligar o motor. Repetindo isso algumas vezes (ou seja vários dias para se efetuar), o cheiro deveria acabar !

Edit: quando vc desliga o carro, o calor do motor é que vai finalizar o processo, pois vai fazer o sistema aquecer e a água deveria sair !

Não dando certo, deve-se pulverizar a parte que resfria: questão: exatamente onde ela se encontra, visto que um produto vendido há muitos anos, necessitava que um furo fosse feito no acabamento interno (mas sem deixar visível) para que o prod fosse pulverizado .

#5 mrb

mrb

Membro Oficial

• Moderators
  • 2554 posts
  • LocalizaçãoSP
  • Modelo:Tiida

Posted 22 agosto 2012 - 21:04

Higienização,
Já utilizei 4 vezes esse sistema de spray tipo GRANADA no meu. É bem satisfatório e dura uns 2 meses o cheiro no carro.

O ideal é retirar o filtro do ar antes, mais como o meu esta novo eu não retiro.

O motor deve estar quente para funcionar o aquecimento! ;)
Eu ligo o ar condicionado na função recircular(sistema fechado sem captação do ar externo) com velocidade máxima e temperatura no quente máximo saindo ar no painel e nos pés.

Sempre faço a noite para poder ver o spray melhor e ainda deixar de noite pegando o cheiro. Ligue a luz de cortesia para ver o produto se espalhando pelo carro. :D

Primeira coisa baixo os bancos de traz para que entre também no porta malas.

Puxo o banco do passageiro todo para trás para liberar espaço no chão do porta luvas. Posiciono a lata para que o jato não fique diretamente no painel. Tem lata que o próprio spray já sai em angulo, basta acionar a válvula da granada( a qual mantem fixo acionado) e verificar o spray. Se tiver tudo ok feche o carro e deixe ate acabar a lata. Deixo uns 5 minutos após acabar o spray.

Logo após eu mudo o ar para frio máximo e deixo mais 5 minutos. Desligo tudo e deixo o carro aberto por 1 minuto para sair o gás propelente. Fecho tudo e deixo a noite toda o carro fechado pegando o cheiro. :ph34r:

Um procedimento que ajuda a não deixar cheiro de cachorro molhado no ar condicionado:
Após usar o ar frio, deixar ligado o ar ligeiramente quente com os vidros abertos e com a função recircular desligada(puxando ar externo) para secar o evaporador. Vai notar que sai um ar extremamente úmido!
É essa umidade que fica no evaporador que cria fungos... e ai vem o cheiro ruim.
Claro dependendo do estado só uma limpeza física no evaporador para acabar com isso. E mesmo limpando, se não fizer o procedimento adequado, em menos de 3 dias volta a proliferação de fungos.

Já tem ar-condicionado de casa, escritório com esse procedimento automático. Ao desligar o ar frio o sistema mantem circulando ar por 2 minutos para secar o evaporador. :ph34r:

#6 Sato

Sato

Usuário VIP

• Members
  • 64 posts

Posted 23 agosto 2012 - 13:24

Sato, não perca seu tempo & dinheiro trocando o filtro, pois não vai ajudarem nada!!

Notei isso: se vc deixa apenas a ventilação (sem ligar o AC) o cheiro altera muito pouco (aqui, pelo menos)

Tente o seguinte: ligue o ar normalmente (botão AC tbem) quando faltar uns 3 minutos para chegar ao destino, desligue o AC mantendo a ventilação. Quando chegar no destino, desligue tudo antes de desligar o motor. Repetindo isso algumas vezes (ou seja vários dias para se efetuar), o cheiro deveria acabar !

Edit: quando vc desliga o carro, o calor do motor é que vai finalizar o processo, pois vai fazer o sistema aquecer e a água deveria sair !

Não dando certo, deve-se pulverizar a parte que resfria: questão: exatamente onde ela se encontra, visto que um produto vendido há muitos anos, necessitava que um furo fosse feito no acabamento interno (mas sem deixar visível) para que o prod fosse pulverizado .

Boa-tarde, atualmente faço isso, mas mesmo assim, o cheiro volta quando desligo o ar condicionado e fica somente na ventilação.

Há um tempo atrás eu estava usando o Ar condicionado e quando estava a ponto de parar o carro, passava para o ar quente por um tempo, em seguida desligava tudo e parava o carro. Notei a diminuição do cheiro, mas será que terei que fazer isso sempre??? Em outros carros com ar que já andei nunca tinha este cheiro! RS!

Outra coisa, se eu rodar somente utilizando a ventilação sem usar o Ar condicionado, não fica o cheiro.

Será que meu caso seria de levar a um profissional que higieniza ar condicioando veícular para sanar este problema?

Obrigado.

#7 Pal

Pal

Membro Oficial

• Members
  • PipPipPipPip
  • 2623 posts
  • LocalizaçãoDown Under... B16 08/09 non-flex

Posted 23 agosto 2012 - 15:40

Nos explique melhor essa situação de rodar apenas com a ventilação -e não dar cheiro: significa vc sair e deixar sempre em "ventilação" ou vc ligar o AC por breve período -e o restante ficar sem cheiro (ou o contrário: se vc ligar o AC vai dar cheiro...)?
Se for bem feita, essa higienização deveria resolver (o problema é te dizerem que vão higienizar e no máximo darem uma borrifada nas saidas do ar -que daí não resolveria nada)...
abs

#8 Sato

Sato

Usuário VIP

• Members
  • 64 posts

Posted 23 agosto 2012 - 17:23

Nos explique melhor essa situação de rodar apenas com a ventilação -e não dar cheiro: significa vc sair e deixar sempre em "ventilação" ou vc ligar o AC por breve período -e o restante ficar sem cheiro (ou o contrário: se vc ligar o AC vai dar cheiro...)?
Se for bem feita, essa higienização deveria resolver (o problema é te dizerem que vão higienizar e no máximo darem uma borrifada nas saidas do ar -que daí não resolveria nada)...
abs

Então, quando eu ligo o A/C - Ar condicionado, não vem nenhum cheiro. Aí se eu desativar o A/C, e ficar no modo de circulação de ar ou no modo de obtenção do ar em ambiente externo, vem um cheiro ruim, tipo mofo. Agora se eu ativar de novo o A/C, o cheiro simplesmente some. Por isso pensei em tentar higienizar o A/C, por mim mesmo, com os produtos vendidos no mercado, ou levar para algum profissional qualificado desmontar todo o conjunto e dar uma geral. Abraços!

#9 mrb

mrb

Membro Oficial

• Moderators
  • 2554 posts
  • LocalizaçãoSP

Posted 23 agosto 2012 - 17:50

Sato pode ate limpar tudo inclusive o evaporador a qual gera esse mau cheiro, mais se não fizer o procedimento de secagem após o uso do A/C vai voltar a feder rapidinho.

O evaporador é um ninho perfeito de proliferação de fungos e armazenamento de poeira..... E piorou se não usar o filtro do A/C.

Ex: Se passar por alguma poeira de terra com o A/C ligado(puxando ar de fora) essa terra fica grudada nas aletas do evaporador. Enquanto esta o A/C ligado vc não cheira nada pois a umidade esta congelada na aleta junto com a terra. Quando vc desliga o A/C a umidade que estava congelada se liquefaz e molha a terra, ai vem o mau cheiro. Já regou terra seca do jardim? (é o mesmo cheiro)

Por isso dependendo do estado do evaporador não adianta jogar perfume,.... É como não tomar banho e ficar usando desodorante para enganar. ;)

#10 Sato

Sato

Usuário VIP

• Members
  • 64 posts

Posted 23 agosto 2012 - 19:09

Sato pode ate limpar tudo inclusive o evaporador a qual gera esse mau cheiro, mais se não fizer o procedimento de secagem após o uso do A/C vai voltar a feder rapidinho.

O evaporador é um ninho perfeito de proliferação de fungos e armazenamento de poeira..... E piorou se não usar o filtro do A/C.

Ex: Se passar por alguma poeira de terra com o A/C ligado(puxando ar de fora) essa terra fica grudada nas aletas do evaporador. Enquanto esta o A/C ligado vc não cheira nada pois a umidade esta congelada na aleta junto com a terra. Quando vc desliga o A/C a umidade que estava congelada se liquefaz e molha a terra, ai vem o mau cheiro. Já regou terra seca do jardim? (é o mesmo cheiro)

Por isso dependendo do estado do evaporador não adianta jogar perfume,.... É como não tomar banho e ficar usando desodorante para enganar. ;)

Boa comparação! RS! Você sabe como eu faço para realizar a limpeza do evaporador? Obrigado.

#11 mrb

mrb

Membro Oficial

• Moderators
  • 2554 posts
  • LocalizaçãoSP

Posted 23 agosto 2012 - 19:32

Sato

Uma limpeza real tem que remover o evaporador do veículo. ;)
Para isso tem que remover a parte inferior do painel e tambem o porta luvas, desconectar as tubulações de gás do evaporador que vai para o compartimento do motor e remove-lo da caixa de ar.

Só uma empresa de A/C pode fazer tal procedimento pois tem que drenar o gás e depois da instalação verificar vazamentos e completar com gás o sistema.

#12 lucasch

lucasch

Members

• Members
  • PipPipPipPip
  • 654 posts
  • Modelo:Livina

Posted 23 agosto 2012 - 19:59

Se me lembro bem pra tirar a caixa evaporadora só retirando todo o painel, inteirinho, pelo menos no Sentra

#13 Sato

Sato

Usuário VIP

• Members
  • 64 posts

Posted 23 agosto 2012 - 20:07

Sato

Uma limpeza real tem que remover o evaporador do veículo. ;)
Para isso tem que remover a parte inferior do painel e tambem o porta luvas, desconectar as tubulações de gás do evaporador que vai para o compartimento do motor e remove-lo da caixa de ar.

Só uma empresa de A/C pode fazer tal procedimento pois tem que drenar o gás e depois da instalação verificar vazamentos e completar com gás o sistema.

Ok. Obrigado. Vou procurar uma empresa especializada... acho que vai ser o jeito. rs!

#14 Sato

Sato

Usuário VIP

• Members
  • 64 posts

Posted 23 agosto 2012 - 20:08

Se me lembro bem pra tirar a caixa evaporadora só retirando todo o painel, inteirinho, pelo menos no Sentra

Ok. Melhor eu procurar uma empresa especializada...rs!

#15 lucasch

lucasch

Members

• Members
  • PipPipPipPip
  • 654 posts

Posted 23 agosto 2012 - 20:17

Pra tirar o painel todo não é tão dificil assim, tirei e coloquei do meu Sentra em menos de uma hora e meia kkk

O que deve ser complicado é limpar direito aquela caixa evaporadora

#16 mrb

mrb

Membro Oficial

• Moderators
  • 2554 posts
  • LocalizaçãoSP

Posted 23 agosto 2012 - 21:30

Se for falar em limpeza completa(caixa, dutos, radiador de ar quente, evaporador, ventilador,...) ai a coisa muda de figura.

Agora se for limpar o evaporador da para remover sem desmontar muita coisa pelo menos no sentra 2009 2011. O evaporador é removido da caixa de ar a qual fica fixo no carro embaixo do painel.

No service manual do ar condicionado esta:
1. Remove the expansion valve.
2. Remove the instrument lower cover RH.
3. Remove the glove box.
4. Remove the evaporator cover
5. Remove the evaporator

#17 lucasch

lucasch

Members

• Members
  • PipPipPipPip
  • 654 posts

Posted 23 agosto 2012 - 21:38

É, to considerando caixa evaporadora como a caixa de ar inteira.

Só o evaporador pode ser mais facil mesmo, alguem tem foto de como ele é?

#18 Sato

Sato

Usuário VIP

• Members
  • 64 posts

Posted 23 agosto 2012 - 21:49

Será que alguém tem as fotos com o passo a passo de como retirar a caixa evaporadora???

#19 renatogranzoto

renatogranzoto

Membro

• Members
  • PipPip
  • 13 posts

Posted 23 agosto 2012 - 21:58

Quando eu comprei o carro (usado) não tinha este cheiro, ai mandei fazer uma
revisão geral e trocaram o filtro do AC e fizeram uma higienização (com uma lata spray)
e aí ficou pior. Achei até que o cheiro era por causa do filtro novo.
Um cheiro forte de resina/cola, passa rapido, mas incomoda.
[]´s
Sentra S MT 2007/2008 Prata

#20 mrb

mrb

Membro Oficial

• Moderators
  • 2554 posts
  • LocalizaçãoSP

Posted 23 agosto 2012 - 22:06

Posso te enviar o capítulo do a/c do sentra 2009 e 2011 em inglês! Se for outro ano diz ai qual é o seu
2009 tem 3.3mega
2011 tem 3 mega

Se tiver um e-mail que aguenta receber eu te passo.

0 usuário(s) estão lendo este tópico

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)