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Barulho cambio quando estou com o carro parado com o câmbio no "D" (drive)

livina barulho cambio automatico ruido

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51 respostas para este tópico

#21 Ney

Ney

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Posted 27 dezembro 2012 - 10:12

Aqui é Ney e Volto com notícias parciais.

A solução momentânea que parece ter resolvido foi colocar duas arruelas em cada mola do anel de vedação dianteiro, a fim de fazer mais pressão nas molas que servem para unir as duas partes do escapamento no 1º anel de vedação dianteiro.

Estou ainda avaliando - esse serviço fiz fora da CCS em uma loja especializada de confiança que faz até para caminhões Scania e Volvo - não me cobraram nada e mandaram-me ir avaliando.

Com relação a alguns barulhos comentados, deve-se fazer um parêntese:

1- existe um barulho que fica próximo ao catalisador que também tem um anel de vedação, mas não se trata deste anel - o barulho é metálico como se algum ferro ( o cano de escape) estivesse batendo na parte inferior do veículo. No meu carro também aconteceu isso - Existe uma chapa metálica de proteção e isolante térmica para não passar o calor para o assoalho interno do veículo.

Essa proteção começa a bater no escapamento ou no assoalho porque ela é preza por pequenos oring's (arruela de borracha ou metal como a encontrada em alguns chuveiros elétricos). - Esses oring's podem estar soltos ou sem eles e essa chapa de proteção fica solta em alguns pontos e começam a bater embaixo do automóvel ou no escapamento. - É só ir à CCs e trocar - no meu caso resolveu e nunca mais voltou. Esse barulho não é constante é só quando passamos por algum desnível entre os eixos ou entre os lados direito e esquerdo é que faz com que essa chapa se movimente.

2- existe esse outro barulho de que estamos falando que são dos anéis de vedação - como falei anteriormente abaixo - não vou me repetir. Esse barulho parece um grilo e é constante.

Como disse, estou ainda avaliando e o único senão, é que essas 2 molas do anel de vedação dianteiro estão no limite do aperto - como eu disse estou aguardando o chefe da oficina que ficou de verificar se o sistema mudou nos modelos mais recentes que o meu 2009 / 2010.

Até agora, as duas arruelas que foram colocadas, a fim de dar mais pressão nas molas (foram arruelas finas não espessas) e consequentemente evitar maior vibração na junção dessas duas partes do escapamento.

OBS: só dos mecânicos balançarem com as mãos o escapamento nessa parte frontal, já fazia o barulho. Logo depois de colocar as arruelas o barulho não mais existia quando balançavam o escapamento com as mãos.
Segundo o mecânico talvez dê resultado, porém ele falou que com o tempo pode ser que pela dilatação constante devido à alta temperatura à que é exposto, pode ser que volte.

Voltarei aqui posteriormente para falar se resolveu e se o chefe da oficina da CCS descobriu outro sistema nos atuais e recentes modelos.

OBS2 : Caro Afonso Lacerda - Eu não troquei esses anéis fora da CCS. As 2 vezes que troquei foram na CCS. Não sei se vc vai achar os anéis originais em sua cidade - na minha que é Santos eu não encontrei, porém a oficina de sua confiança pede esses anéis à CCS e vc faz esse serviço fora. O que eu fiz fora foi colocar duas arruelas nas molas (são 2 ) dos anéis dianteiros - Os anéis não foram mexidos nem trocados nem as molas foram trocadas.

Paz, Saúde e Luz a todos,

Ney



#22 Ney

Ney

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Posted 27 dezembro 2012 - 10:21

Desculpem as várias postações - Sou novo aqui e não sei usar o corretor de edição. Considerem por favor somente este último post.

Aqui é Ney e Volto com notícias parciais.

A solução momentânea que parece ter resolvido foi colocar duas arruelas em cada mola do anel de vedação dianteiro, a fim de fazer mais pressão nas molas que servem para unir as duas partes do escapamento no 1º anel de vedação dianteiro.

Estou ainda avaliando - esse serviço fiz fora da CCS em uma loja especializada de confiança que faz até para caminhões Scania e Volvo - não me cobraram nada e mandaram-me ir avaliando.

Com relação a alguns barulhos comentados, deve-se fazer um parêntese:

1- existe um barulho que fica próximo ao catalisador que também tem um anel de vedação, mas não se trata deste anel - o barulho é metálico como se algum ferro ( o cano de escape) estivesse batendo na parte inferior do veículo. No meu carro também aconteceu isso - Existe uma chapa metálica de proteção e isolante térmica para não passar o calor para o assoalho interno do veículo.

Essa proteção começa a bater no escapamento ou no assoalho porque ela é preza por pequenos oring's (arruela de borracha ou metal como a encontrada em alguns chuveiros elétricos). - Esses oring's podem estar soltos ou sem eles e essa chapa de proteção fica solta em alguns pontos e começam a bater embaixo do automóvel ou no escapamento. - É só ir à CCs e trocar - no meu caso resolveu e nunca mais voltou. Esse barulho não é constante é só quando passamos por algum desnível entre os eixos ou entre os lados direito e esquerdo é que faz com que essa chapa se movimente.

2- existe esse outro barulho de que estamos falando que são dos anéis de vedação - como falei anteriormente abaixo - não vou me repetir. Esse barulho parece um grilo e é constante.

Como disse, estou ainda avaliando e o único senão, é que essas 2 molas do anel de vedação dianteiro estão no limite do aperto - como eu disse estou aguardando o chefe da oficina que ficou de verificar se o sistema mudou nos modelos mais recentes que o meu 2009 / 2010.

Até agora, as duas arruelas que foram colocadas, a fim de dar mais pressão nas molas (foram arruelas finas não espessas) e consequentemente evitar maior vibração na junção dessas duas partes do escapamento.

OBS: só dos mecânicos balançarem com as mãos o escapamento nessa parte frontal, já fazia o barulho. Logo depois de colocar as arruelas o barulho não mais existia quando balançavam o escapamento com as mãos.
Segundo o mecânico talvez dê resultado, porém ele falou que com o tempo pode ser que pela dilatação constante devido à alta temperatura à que é exposto, pode ser que volte.

Voltarei aqui posteriormente para falar se resolveu e se o chefe da oficina da CCS descobriu outro sistema nos atuais e recentes modelos.


OBS2 : Caro Afonso Lacerda - Eu não troquei esses anéis fora da CCS. As 2 vezes que troquei foram na CCS. Não sei se vc vai achar os anéis originais em sua cidade - na minha que é Santos eu não encontrei, porém a oficina de sua confiança pede esses anéis à CCS e vc faz esse serviço fora. O que eu fiz fora foi colocar duas arruelas nas molas (são 2 ) dos anéis dianteiros - Os anéis não foram mexidos nem trocados nem as molas foram trocadas.

Paz, Saúde e Luz a todos,

Ney


#23 afonsolacerda

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Posted 27 dezembro 2012 - 11:28

Boa Tarde Ney,

No meu caso o problema foi minimizado apenas com o reaperto nos parafusos das molas e o distanciamento da chapa protetora. Ainda ouço o barulho, mas em intensidade bem menor. Vou mandar colocar as 2 arruelas também e verificar se o barulho desaparece completamente. Quando tiver novidade posto aqui..ok
Feliz 2013 a todos !!!!

#24 Ney

Ney

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Posted 27 dezembro 2012 - 15:27

Boa Tarde Afonso,

No meu caso, na 1ª vez deram um reaperto e resolveu como o seu - durou aproximadamente 1 ano - depois piorou bastante e foi trocado na CCS os 2 anéis e sumiu o barulho 100% por uns dois meses. Voltou a piorar e foi trocado somente o dianteiro início dez/12 e não resolveu e continuou o barulho e nos dias seguintes aumentou.

Aí não aguentei e não voltei à CCS e fui direto na oficina comentada e hoje andei durante um bom tempo e quando cheguei na garagem que é mais silencioso e a gente houve mesmo se o barulho for quase imperceptível e eu e minha família não ouvimos nada.
Ou seja está 100%, mas instalei ontem e quero voltar aqui depois de algumas semanas para ver se continua assim 100%.

Paz-Luz-Saúde - Feliz 2013

Ney

#25 Ney

Ney

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Posted 02 janeiro 2013 - 11:07

Hoje é dia 2/01/2013

Sem barulho algum - andei só na cidade em curtos trajetos - Estou avaliando - volto a postar nas próximas semanas

Feliz 2013 a Todos.


Paz, Luz e Saúde
Ney

#26 mrb

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Posted 02 janeiro 2013 - 13:06

Legal Ney
Eu até fiz um vídeo/post sobre diagnóstico de ruído metálico no escapamento, mais lendo suas esperiências concerteza futuramente vai aparecer ruído nas junções hehe. :unsure:

No meu faltou tempo para fixar a chapa do catalisador perto do motor, tem até o parafuso para prender mais a nissan não usou e esta solto.

A junção na parte do motor é igual a essa do segundo catalizador que mostro a partir de 1:00 do vídeo?
http://nissanclube.i...ruido-metalico/

#27 Moises2012

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Posted 07 janeiro 2013 - 15:46

MRB boa tarde

Vc tem razão, levei o meu livina na CCS em 26/12 e lá levantaram o carro e verificaram se o problema não era o coxim.
Tudo verificado, tudo apertado e o resultado: Tudo a mesma coisa. Não há o que fazer, realmente é a força do motor
querendo sair do carro. Melhor coisa mesmo é deixar na posição N qdo parado por muito tempo.

#28 Ney

Ney

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Posted 08 janeiro 2013 - 16:03

Caro MRB,

Grande vídeo e muito bem explicado. Parabéns!!!

Quando me refiro à proteção / isolante térmico é essa chapa mostrada no seu vídeo.

A partir do 1º minuto do seu vídeo, vc focaliza bem a junção do escapamento de uma parte com a outra - Não é essa chapa - é onde têm as duas molas que aparecem bem, unindo as duas partes do escapamento - e não as chapas.

No interior dessa junção, pressionado pelas molas (2 em cada junção), fica um dos anéis de vedação. É aí que há um jogo quando o carro se encontra engatado.

O maior jogo fica na junção mais próxima do motor - é aí onde tem essas molas que você coloca uma ou duas arruelas junto com cada mola, para dar mais pressão e diminuir a vibração. (o aperto das porcas dessas molas, às vezes, é o suficiente) – porém quando já estiver no limite de reaperto vc pode colocar essas arruelas que eu coloquei em uma oficina fora da CCS para fazer mais pressão e diminuir ou acabar de vez com a vibração quando está engatado e parado em um sinal, por exemplo.

A outra junção fica próxima do catalisador e também tem duas molas e internamente outro anel de vedação.

Paz-Luz e Saúde

Ney

#29 Anderson JP

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Posted 29 janeiro 2013 - 21:54

alguem tem algum barulho no cambio quando vc liga o carro e vai dar ré ou até mesmo sair D, ele faz um barulho parece moendo alguma coisa sei lá vc senten isso na suas livinas autoamticas tmb

#30 afonsolacerda

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Posted 30 janeiro 2013 - 14:31

Anderson JP, o meu faz um barulhinho metalico "tlech" apenas quando engato R ou D, mas é normal. qual o km do seu carro? já trocou o oleo do cambio?

#31 Anderson JP

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Posted 30 janeiro 2013 - 19:54

Anderson JP, o meu faz um barulhinho metalico "tlech" apenas quando engato R ou D, mas é normal. qual o km do seu carro? já trocou o oleo do cambio?


É esse barulho memso quye o meu faz ele está com 62000, eu peguei ele com 60000 só quan eu peguei é que percebi esse barulho, quando eu andei com ele não para testar, o ex dono disse que nunca trocou o oleo do cambio, disse que não precisa trocar, não sei se isso é verdade, e se for devo ir na concessionário eles vão cobrar absudos e outra já ouvir dizer que esse fuido do cambio automatico das nossas livinas não sei se os outro carros da marca tmb é assim mas eu creio que sim, esse fluido só tem nas concessionárias parece que não é recomendado colocar outro tipo de oleo do cambio automatico, estou meio preocupado com isso tenho medo do cambio estragar por causa desse barulho "tlech"

#32 afonsolacerda

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Posted 30 janeiro 2013 - 23:15

Se não me engano no manual da livina é aconselhavel a troca a cada 40.000 kms ou 4 anos. Quanto ao barulho "tlech" ao engatar é normal, inclusive em outros carros como o honda civic. Quanto ao oleo do cambio AT qualquer mecanico troca e você pode comprar o oleo original na concessionaria ou algum com as mesmas especificações de acordo com o manual do proprietario. Quanto ao valor pode ficar tranquilo que não é caro, mesmo na concessionaria. Só não continue andando com este oleo, pois com o tempo perde as propriedades e acaba contaminado e sujando as solenoides do cambio ocasionando problemas..ok

#33 Ney

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Posted 31 janeiro 2013 - 08:55

Anderson JP

Câmbio Automático deve-se ter cuidado ao estacionar o carro.
Todos os carros com Câmbio Aut. não é só os Livina e Nissan's.

1º - Ao parar continue com o pé no freio
2º - Coloque a marcha em "N" (Neutro) ainda com o pé no freio
3º - Puxe o freio de mão
4º - Solte o pé do freio
5º - Aperte o botão lateral do câmbio e coloque em "P" (Park)

Ao sair

1º - ligue o carro
2º - aperte o pedal de freio
3º - Engate ré ou drive

Esse procedimento principal ao desligar o veículo é importante, pois muitas pessoas e manobristas não sabem e colocam o peso do carro, ao parar/estacionar, encima do Câmbio Aut. e não do freio de mão.

Quando o motorista vai ligar e sair com o carro, ao tentar engatar quaisquer marchas para tirar do PARK o câmbio fica extremamente duro e dá um barulho de que desencavalou e vc sente até na mão.

Ao estacionar o peso do carro deve ficar encima do freio de mão e não do câmbio. Com o tempo o câmbio fica mais duro e até estraga alguns componentes e ninguém sabe o porquê.

Não sei se fui claro - qq coisa é só falar.

Ney

#34 Ney

Ney

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Posted 31 janeiro 2013 - 09:14

Com relação ao barulho proveniente dos anéis de vedação, voltou a ter um pouco de barulho mas não como estava.
É razoável e suportável, mas ainda vou tentar trocando as molas.
As molas na CCs são R$ 80,00 cada e não incluem na garantia, somente a Mão de Obra..
Volto a postar.

Ney

#35 Anderson JP

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Posted 31 janeiro 2013 - 19:05

Se não me engano no manual da livina é aconselhavel a troca a cada 40.000 kms ou 4 anos. Quanto ao barulho "tlech" ao engatar é normal, inclusive em outros carros como o honda civic. Quanto ao oleo do cambio AT qualquer mecanico troca e você pode comprar o oleo original na concessionaria ou algum com as mesmas especificações de acordo com o manual do proprietario. Quanto ao valor pode ficar tranquilo que não é caro, mesmo na concessionaria. Só não continue andando com este oleo, pois com o tempo perde as propriedades e acaba contaminado e sujando as solenoides do cambio ocasionando problemas..ok


Valeu afonso vou providenciar a troca assim que me sobrar um dindin no mes de março não estou andando muito com o carro não e vou dar uma olhada no manual para ver isso valeu

#36 Anderson JP

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Posted 31 janeiro 2013 - 19:06

Anderson JP

Câmbio Automático deve-se ter cuidado ao estacionar o carro.
Todos os carros com Câmbio Aut. não é só os Livina e Nissan's.

1º - Ao parar continue com o pé no freio
2º - Coloque a marcha em "N" (Neutro) ainda com o pé no freio
3º - Puxe o freio de mão
4º - Solte o pé do freio
5º - Aperte o botão lateral do câmbio e coloque em "P" (Park)

Ao sair

1º - ligue o carro
2º - aperte o pedal de freio
3º - Engate ré ou drive

Esse procedimento principal ao desligar o veículo é importante, pois muitas pessoas e manobristas não sabem e colocam o peso do carro, ao parar/estacionar, encima do Câmbio Aut. e não do freio de mão.

Quando o motorista vai ligar e sair com o carro, ao tentar engatar quaisquer marchas para tirar do PARK o câmbio fica extremamente duro e dá um barulho de que desencavalou e vc sente até na mão.

Ao estacionar o peso do carro deve ficar encima do freio de mão e não do câmbio. Com o tempo o câmbio fica mais duro e até estraga alguns componentes e ninguém sabe o porquê.

Não sei se fui claro - qq coisa é só falar.

Ney


Ney obrigado pela informação uma vez aconteceu isso comigo e realmente o cambio ficou maior duro até pensei que ele tinha travado, vou fazer dessa forma que vc mencionou no topico obrigado

#37 Ney

Ney

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Posted 04 fevereiro 2013 - 10:49

OK Anderson,

Detalhe - esse modo de fazer não é achismo - falei com engenheiro especializado da Nissan, além do que é pura lógica que também só percebi depois que tive meu 1º carro c/ câmbio automático e senti essas dificuldades e fui perguntar para quem conhece.

Abraço

#38 cameks

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Posted 17 fevereiro 2013 - 11:05

Oi pessoal ! Minha Livina 2012/2013 SL 1.8 AT está com 19.000km, e tenho observado, nestes últimos dias, quando estou com o carro parado na posição "D" e pedal de freio pressionado, uma pequena vibração na direção. Testei a mesma situação com o freio de estacionamento (sem utilizar o pedal de freio), e a vibração desaparece.
A rotação do motor fica em torno 700 a 750 rpm na posição "N", e quando desloco para posição "D", a rotação sofre uma pequena variação mas se mantém. É só acionar o pedal de freio, e a rotação do motor baixa para 500 a 550 rpm e surge a vibração na direção. É bem desagrável.
Alguém já teve essa situação acontecendo ?
Talvez seja interessante antecipar a revisão dos 20.000km para averiguação deste problema.

Abraços a todos !

Editado por cameks, 17 fevereiro 2013 - 11:06 .


#39 afonsolacerda

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Posted 17 fevereiro 2013 - 18:57

cameks, este problema também surgiu no teste da icarros segue link: http://www.icarros.c...vina/10222.html Quando você levar na concessionaria diga que já entrou em contato com o 0800 da nissan ou já foi em outra concessionaria e confirmou que se trata de um defeito, pois caso contrario vão afirmar ser normal como aconteceu com o carro de teste..depois posta o resultado..ok

#40 cameks

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Posted 17 fevereiro 2013 - 22:56

Oi afonsolacerda ! Pelo que li no site indicado, eles comentam uma trepidação do pedal do freio e isso não acontece, e sim uma vibração na direção.
Vou agendar a revisão para ver o que eles dizem sobre isso. O ruim é que isso não acontecia, e tenho feito as revisões de 5.000km em 5.000km, cf. orienta o manual para uso severo. De qualquer forma, agradeço a gentileza da resposta.


ps: estou suspeitando que nas revisões eles somente trocam o óleo + filtro e nada mais.





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