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DIY - Lavando e aplicando cera em seu carro

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3 respostas para este tópico

#1 Pedro Lima

Pedro Lima

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Posted 18 dezembro 2012 - 23:03

Boa tarde pessoal.

Bom peguei este tutorial do Renault Clube postado pelo xandaosccp.
Achei interessante compartilhar por aqui, que nãoencontrei nada semelhante.

Equipamentos:
Considerando sua opção por produtos de qualidade que não dêem muito trabalho de aplicar vou recomendar a linha Meguiar's.
Vc vai precisar:

Linha Meguiar's
- 3 toalhas de microfibra
- 1 toalha de secagem de microfibra
- QuikClay (Já acompanha o QuikDetailer)
- Scrath X
- Um aplicador Meguiar's
- Cera NXT 2.0
- Cera Yellow Wax Carnaúba
- (opcional) Ultimate Quik Detailer
- (opcional) Shampoo da Meguiar's
- (opcional) Pretinho da Meguiar's

Linhas normais
- Uma boina de encerar carro feita de pele de carneiro para politriz (pode ser a amarela mesmo)
- (opcional) Shampoo neutro, recomendo o carnu (caso não use o da Meguiar's)
- (Opcional) Pretinho (prefira os gel, são mais práticos)
- Esponja de cozinha
- Balde de 10 litros

Vamos por partes como diria JACK, o estripador.

OBS IMPORTANTE: O CARRO DEVE ESTAR NA SOMBRA COM A LATA FRIA, NEM PENSE EM FAZER ALGUNS DOS PASSOS AQUI COM O MOTOR AINDA QUENTE OU VC VAI ACABAR COM LINDAS MANCHAS DE CERA NO CARRO!!!!


Passo 1: lavando o carro

Enxague:
Antes de mais nada vc deve remover todo o pó e resíduos da pintura, para que vc possa trabalhar com mais segurança.
Começe molhando o carro, no sentido "de cima pra baixo". Pressão na água é desnecessário, não precisa usar uma waap, pois quem vai dissolver a sujeira é o shampoo e usando a técnica mostrada aqui não vai haver risco. Assim vc ajuda o planeta não gastando muitos litros de água a mais que o necessário usando uma waap. Molhe o carro todo, de cima pra baixo, isso já ajuda a sujeira a descer.

Lavagem:
Coloque uns 7 litros de água no balde, misture a proporção de shampoo (veja a embalagem para a quantidade certa de shampoo).
Eu prefiro Meguiar's pois o shampoo é muito bom, ele é siliconado, faz a sujeira levantar e escorregar, muito menos risco de riscar mais o verniz. Mas o carnu tbem funciona, (devo acrescentar, não tão bem quanto o da megs, mas funciona).
Usando água sobre pressão lave a boina de pele de carneiro numa pia ou algo do tipo pra tirar o pó dela.
Agora mergulhe a boina de pele de carneiro no balde e de um tempo pra ela absorver a mistura de água/shampoo.
Começe a lavar o carro pelo teto, depois passe pelos vidros (todos eles) e capô/tampa do porta-malas e depois a parte superior das portas/paralamas e finalmente a parte inferior das portas, das caixas de ar e parachoques.
Não esqueça nenhum detalhe pra não ter complicações na hora de encerar.
O uso da boina de pele de carneiro aliada a um bom shampoo é essencial para não criar mais riscos no verniz.
Depois que vc estiver certo de que não vai usar mais o balde com água e shampooo retire a boina de dentro, lave-a em água corrente e meta lá dentro a esponja de cozinha. Usando a parte amarela, lave as rodas E OS PNEUS (nos pneus vc pode usar a parte verde).
Agora lave a esponja na água corrente e deixe ela secando, pois vc vai usar essa esponja mais tarde no carro (tipo, esprema ela antes, pra ajudar o processo de secagem).

Descontaminação da Pintura:
Agora que o carro está limpo, hora de tirar aquilo que o shampoo não tira. De posse do QuikDetailer e do QuikClay você vai tirar a sujeira mais profunda, deixando a pintura do carro lisinha. Primeiro vc espirra o clay a uma distância de uns 50cm (pra espalhar bem) e depois usando o tijolinho do clay e um pouquinho de pressão vá passando no carro inteiro, só pare de passar em alguma área depois que o clay estiver escorregando ali que nem sabonete. Vá alternando os lados para melhor desempenho. Não precisa usar ele todo, metade do tijolinho já dá.
Isso vai ser cansativo... portanto é bom comer umas barrinhas de cereal ou estar bem alimentado antes... vc não deve parar o procedimento e nem deixar o carro secar durante o procedimento.
O Clay é tão bom que vc pode usar nos faróis, logotipos, lanternas e vidros também! Só não passe em peças pretas não pintadas.

Secando o carro:
Agora use a toalha de microfibra pra secar tudo, ela é ótima... faça um rolinho primeiro e passe no teto empurrando o excesso de água pra baixo. Depois vc pode torcer a vontade a toalha e usar novamente, uma toalha só vc seca o carro todo sem deixar fiapos de pano e o mais importante, sem riscar o verniz, pois ela é de microfibra. Seque bem! Na hora de encerar a água vai atrapalhar muito!


Passo 2: Removendo riscos

Agora de posse do Scrath X e do aplicador a parte que vc comprou:
Agite BEEEEEM a bsinaga do Scrath X, aplique no carro e usando o aplicador esfregue com firmeza a pintura, usando movimentos retos. Vai dar trabalho, vc vai suar e vai ser cansativo, mas pense na imagem do carro brilhando depois... vale a pena.
Faça o trabalho por peças... teto, capo, porta etc. Assim vc evita que esqueça algum ponto.
Agora usando uma flanela de microfibra vc remove o produto todo. O melhor é dobrar a flanela em 4 assim vc tem várias partes pra passar qd uma começar a ficar muito contaminada e estiver dando trabalho pra remover o produto.
Se seu carro ficar com aspecto de pintura manchada, NÃO SE DESESPERE é assim mesmo, qd passar a cera some.

EVITE partes plásticas pretas, elas podem manchar. Eu recomendo se vc não estiver muito acosutmado com trabalho manuais a proteger as partes mais espostas como a borda da gradinha do capo com fita crepe, assim não corre o risco do produto manchar alguma coisa.

Pronto a essa altura o carro já deve estar mais "espelhado"... hora de aumentar o brilho, aprofundar a cor e
proteger contra chuva ácida e raios UV-A e UV-B.


Passo 3: Ceras

Essa é a parte mais gratificante pois vc praticamente vê o resultado do trabalho na hora e o resultado vai melhorando conforme a cera "cura" na pintura.
Usando a NXT (se comprar a líquida é menos penoso) vc faz um rastro fino de cera no aplicador de ponta a ponta, dobre o aplicador no meio pra que a cera se espalhe legal nele. Se for a em pasta vc esfrega o aplicador na pasta. Agora usando movimentos CIRCULARES vc passa o aplicador na pintura, começando do teto pra baixo, assim como quando lavamos o carro. Vc pode fazer por partes, mas eu gosto de passar no carro todo e tirar depois, da mais tempo pra cera "penetrar" na pintura.
Usando uma nova flanela de microfibra vá retirando a cera (do teto pra baixo, sempre), basta um pouco de pressão. Use-a em 4 partes, para o melhor resultado vá alternando conforme a cera contamine a flanela. Vá lustrando mesmo.
Vc pode passar a cera nas lanternas e faróis também, além de dar um pouco de brilho vai protege-los da chuva ácida e de raios UVA e UVB evitando que os faróis fiquem embaçados e as lanternas percam cor com o passar dos anos de exposição ao sol.
Use a ultima flanela d emicrofibra limpa para dar o lustre final.

Acabou?
Claro que não, tá muito fácil né? Essa cera vai dar uma aspecto de "pintura molhada", vai aprofundar a cor mas ela não é muito magnífica na questão "brilho"
Deixe a cera curando com o carro na sombra e pintura fria por no MÍNIMO 12 horas, o carro vai estar parecendo fantástico, mas vá por mim que dá pra melhorar muito ainda.
No meio tempo enquanto a cera cura vc pode botar as flanelas e a toalha de microfibra juntas na maquina de lavar roupa com sabão em pó mesmo e lavar todas. (Não misture coisas de algodão com elas).
Vc pode aproveitar e já passar o pretinho e limpar o interior enquanto isso. O pretinho está explicado em "detalhamento" mais abaixo.

Agora 12 horas depois, e com flanelas SECAS e limpas vc vai terminar de encerar o carro usando a YELLOW WAX.
Faça exatamente como na NXT, e use a flanela depois pra tirar a cera e uma outra limpa pro brilho final. Done?
Deixa o carro agora curar a cera por pelo menos 6 horas.

Se vc depois de encerar o carro precisar manobrar ou algo assim, DEIXE O CAPÔ ABERTO DURANTE A CURAÇÃO DA CERA ou o capô vai ficar manchado até a cera sair... acredite, nem que seja metros que vc manobrou, fode mesmo, sem contar que se vc antes de encerar manobrou ele, deve deixar o capô aberto fechando ele apenas nas horas do enxague, secagem e pra passar a cera, deixando ele aberto imedietamante depois do processo para não deixar a lata esquentar.


Passo 4: Detalhamento

O pretinho da meguiars eu recomendo por que ele dura no mínimo umas 3 semanas no carro, pegando chuva ou não. Vale muito a pena. Então pra passar ele use a esponja (pode estar seca, ou umdia, td bem... só não pode estar encharcada). E seja bem insistente até ver que o produto fixou legal no pneu inteiro (na borda óbvio, não adianta passar na banda de rodagem que assim que vc andar o pretinho some). Se tiver uma lanterna é melhor pra ver se perdeu algum ponto no pneu, evitando ficar aqueles "Buracos" sem o pretinho. O pretinho convencional vc usa da mesma forma


Para lavar o interior, eu não vou extender esse "Tutorial" pois sua dúvida é sobre a pintura, mas vc pode usar panos normais de algodão e aspirador. Se vc quiser um produto legal, use o quik interior detailer da Meguiar's vc espirra aquilo em tudo e depois tira com o pano, fica NOVO o carro.

IMPERMEABILIZANDO A PINTURA (Opcional)

Quer que seu trabalho dure mais tempo? 6 horas após o início da cura da cera vc pode passar o ULTIMATE QUIK DETAILER na pintura faróis e afins, espirrando o produto a 50cm de distancia do carro e depois removendo com uma flanela limpa (que fará o trabalho de espalhar aplicar e remover ao mesmo tempo). Esse produto vai proteger a pintura de respingos e é um repelente de pó fazendo seu trabalho durar mais. Vc DEVE esperar no MÍNIMO 3 horas para ligar e sair com o carro para não manchar o capô.
A proteção máxima do produto só depois de 12 horas de curação, mas vc já vai poder rodar com o carro 3 horas depois.


Eu disse que iria precisar de paciência... é cansativo mas o resultado compensa. Vai um FDS todo pra fazer isso que te falei. Mas isso na primeira vez, se vc lavar o carro a 15 dias, vc pode escolher que produto passar daquela vez evitando passar todos... EU encero a cada 15 dias, alternando as ceras. o ULTIMATE QUICK DETAILER eu passo toda vez e sempre passo o clay no capô, teto farois e lanternas pois são os que sofrem mais.

Para te animar, fotos do meu carro:
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OBS: Tutorial feito pelo .:Kazin:. do ClubePeugeot. Todos os creditos devem ser dados a ele.
http://www.clubepeug...showtopic=5176# link do topico dele.
Nissan March 1.0 16V 11/12
UP'S
- Insufilm G5 + G35 Parabrisa
- Lâmpadas de Led na lanterna, na placa e internamente
- LG LCS500UN, Kit 2 Vias CS50B, Triaxial Bravox 40Wrms
- Amplificador Hurricane HA4.160, Bomber Upgrade 12" 350Wrms + Caixa Selada

- Calotas Brancas
- Alper Plasma Blue

#2 Pal

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Posted 19 dezembro 2012 - 18:46

Muito bom, mesmo, Pedro Lima. Legal também foi vc ter dado o "due credit" para o Kazin do Clube Peugeot.
Grande abraço!

#3 Pedro Lima

Pedro Lima

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Posted 19 dezembro 2012 - 21:20

tem muito tutorial ai espalhado pelos clubes.. achei bem interressante e resolvi compartilha ja que aqui não temos muito.
Nissan March 1.0 16V 11/12
UP'S
- Insufilm G5 + G35 Parabrisa
- Lâmpadas de Led na lanterna, na placa e internamente
- LG LCS500UN, Kit 2 Vias CS50B, Triaxial Bravox 40Wrms
- Amplificador Hurricane HA4.160, Bomber Upgrade 12" 350Wrms + Caixa Selada

- Calotas Brancas
- Alper Plasma Blue

#4 ClaudioS

ClaudioS

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Posted 28 janeiro 2014 - 21:48

Topic com assunto interessante merece up :)







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