Jump to content

Ajude o NISSANCLUBE a se manter. Faça uma DOAÇÃO:

Photo

DIY - Limpeza da TBI "corpo de borboleta" - MR18DE

Limpeza da TBI corpo de borboleta MR18DE tiida xgear livina versa

• Please log in to reply
114 respostas para este tópico

#1 mrb

mrb

Membro Oficial

• Moderators
  • 3313 posts
  • UFSP
  • Modelo:Tiida

Posted 26 dezembro 2012 - 21:38

*
POPULAR

Gravei mais um vídeo para mostrar como é a limpeza da TBI "corpo de borboleta" do motor MR18DE que equipa o Tiida, Xgear e outros. ;)

No vídeo eu mostro a desmontagem necessária para acesso da borboleta, procedimento de limpeza, re-aprendizado, funcionamento, montagem e posterior funcionamento do motor.

Para só os curiosos do funcionamento de uma TBI, a parte de re-aprendizado e funcionamento é a partir de 8:24 do vídeo. :rolleyes:

Ferramentas necessárias:
-1 Chave soquete 10mm e 8mM
-1 Lata de descarbonizante spray com canudo (da para muitas e muitas limpezas de TBI) NÃO EXAGERE NO USO!
-1 Pedaços de pano limpo, que não solte fiapos.
-1 Ajudante confiável dentro do carro, caso não queira usar o macete que mostro no vídeo.
-Tempo, Intervalos de 5 a 10 minutos para esperar a reação do produto. A pressa é inimiga da perfeição!
:ph34r:

Abaixo o vídeo

Obs: Não se limpa bicos com a aplicação de descarbonizante via admissão. Limpeza de bicos é com produtos via linha de combustível ou removendo a flauta com os bicos para limpeza. ;)
  • machadosl, Albert, Pimenta and 2 others like this

#2 Pal

Pal

Membro Oficial

• Members
  • PipPipPipPip
  • 2820 posts
  • UFDown Under... B16 08/09 non-flex
  • Modelo:Sentra (B16)

Posted 27 dezembro 2012 - 19:31

Mais um excelente vídeo!
Acredito ser bem semelhante ao do Sentra.
Uma pergunta: o produto escorre somente para fora ou também para dentro? Se uma pequena quantidade entrar, é inofensivo às sondas lambda?
Gde abs
e obrigado !

#3 mrb

mrb

Membro Oficial

• Moderators
  • 3313 posts
  • UFSP

Posted 28 dezembro 2012 - 09:54

Obrigado,

Vendo o manual do sentra, é bem semelhante sim. O re-aprendizado é igual.

Quanto a escorrer o produto, vai depender do local estacionado. Eu fiz em local plano e o excesso escorreu para fora.
É muito muito pouco o produto a ser aplicado, não adianta aplicar muito pois escorre. Somente um pequeno filme do produto que fica na borboleta que produz a reação, se tiver excesso vai escorrer. ;)
O ideal é estacionar em local inclinado para favorecer a saída da TBI ou então levante o carro com o macaco no lado oposto da saída.

O coletor do MR18DE é acima da TBI, então não tem como entrar o produto direto na câmara de combustão. A quantidade usada é bem pouco, o máximo que ocorre é molhar um pouco a parede do coletor. Isso é evaporado depois com a passagem de ar.
Obs: O duto de gasolina da partida a frio(motor flex) fica atrás da borboleta e tambem molha o coletor.

Quanto a sonda, não compromete, ao menos sempre usei esse produto e nunca notei nada de anormal fisicamente e eletricamente nas sondas. No meu carro anterior sempre usei assim e fui trocar a sonda ainda funcionando com 80milKm.

Alguem tambem pode perguntar que tem excesso de mistura na partida devido a mínima entrada do produto no coletor. ^_^
Aqui vale ressaltar que toda partida do motor trabalha com mistura rica e sem controle por sonda lâmbda. No momento da partida e após um período da mesma os 4 bicos abrem simultaneamente. Alem disso nos primeiros minutos de funcionamento a sonda lâmbda esta em fase de aquecimento e não tem sinal. Enquanto não atingir a temperatura ideal da sonda a injeção trabalha em malha aberta sem o devido controle de mistura rica/pobre.

Por esse motivo que o procedimento não gera códigos de falhas relacionadas ao "Fuel Trim". Antes da injeção começar a saber da mistura o excesso já foi queimado. :ph34r:

Editado por mrb, 28 dezembro 2012 - 09:57 .

#4 Leonardo19

Leonardo19

Heavy VIP

• Members
  • 149 posts
  • UFZ/O - Sampa!

Posted 28 dezembro 2012 - 15:37

Muito bom o vídeo!!!!

Só respondendo a pergunta do amigo, o produto não danifica a sonda não. Ele é queimado na câmara de combustão e eliminado - sem problemas.

Abs!

Sentra S CVT 2009/2010
Central multimidia [ON]
Tapetes personalizados [ON]
Comandos no volante [ON]
Câmera de ré [ON]
Plotagem interna fibra de carbono [OFF]
Scanner no DVD [OFF]
Lanternas / Faróis linha 2012 [OFF]

by Poison Motors

#5 denybarros

denybarros

Membro Oficial

• Members
  • PipPipPipPip
  • 227 posts
  • UFBrasília

Posted 09 abril 2013 - 08:52

mrb,

Após a limpeza estava lendo que é bom efetuar o reset da posição do corpo de borboleta. Minha dúvida é como efetuar o reset sem o scanner/consult.. Tava lendo que uma das maneiras seria tirar o cabo da bateria por 2 minutos... sabe dizer se isso procede?

Outra duvida, vi que geralmente é feito quando se tem problema na lenta... ou feito para prevenção ... a TBI com sujeira influencia diretamente com o consumo/desempenho de forma geral? Nao apenas na lenta.

Muito obrigado!

abs.
Sentra 2.0 S Flex CVT 2009/2009 - Preto - VENDIDO! :(

#6 mrb

mrb

Membro Oficial

• Moderators
  • 3313 posts
  • UFSP

Posted 09 abril 2013 - 16:35

Deny no vídeo eu mostro o procedimento de reset sem scanner, olha na parte antes que eu abro e fecho a borboleta diversas vezes.

O problema de desligar a bateria é que vc perde outros ajustes como aprendizado do pedal do acelerador eletrônico, aprendizado de sensor MAF e dependendo do caso perde a programação do vidro elétrico ou tambem do teto solar, e claro a programação do rádio.
Certos parâmetros o carro acaba se adaptando automaticamente ao andar.

Sujeira na borboleta no caso da nissan não influencia no consumo pois é apenas uma válvula de vazão de ar. Já sensor MAF, Sonda de O2, sistema de combustível, sistema de ignição ai sim é ligado diretamente no consumo.

A não ser que haja tanta sujeira que a ECM acaba entrando em emergência e adotando parâmetros padrões de operação.

Em geral ocorre oscilações na marcha lenta.

#7 denybarros

denybarros

Membro Oficial

• Members
  • PipPipPipPip
  • 227 posts
  • UFBrasília

Posted 09 abril 2013 - 17:50

mrb,

Eu tentei assistir ao video 4 vezes.. e nao sei porque mas chega na metade fica sem som o restando de vídeo... deve ser essa maquina do serviço ... boa demais.. rs..rs..

Nao entendi como foi feito o reset, ja que estava sem som... mas olhando na internet, seria este o metodo da ignicao que voce utilizou?

Só perguntei da economia de combustivel, pois após ultima revisao (a de 50K, que teoricamente é simples e nao há nada demais, alem de oleo e filtros) o carro esta com uma media inferior.. antes eu fazia na cidade com ar ligado (11 a 11,5 km/l) , agora esta em torno de 10 a 10,5km/l com o ar ligado apenas em alguns momentos.. e o engracado que isso foi após uma viagem que fiz de 1000km, e nessa viagem na estrada ele fez uma média de 14km/l com ar ligado 100% do tempo... esse fim de semana fui viajar de novo, ai como tava percebendo esse problema do consumo completei o tanque com a Podium da BR para ver se dava uma melhorada... mas mesmo assim bebeu demais da conta.... na estrada fez 11km/l com o ar ligado 100% do tempo..
Media de velocidade na estrada 110km/h a 160km/h dependendo do trecho ..
Vou fazer essa limpeza da TBI como demonstrado no video no fim de semana, e completar mais uns 2 tanques com Podium para ver se melhora...

Muito obrigado pelas explicacoes e pelo otimo video postado acima!

abs.

#8 cameks

cameks

Membro Oficial

• Members
  • PipPipPipPip
  • 524 posts
  • Modelo:Livina

Posted 09 abril 2013 - 20:14

Oi mrb ! Qual é a vida util do filtro anti-chama ? Qual é o sintoma quando este filtro está "entupido" ? Abraço.

#9 mrb

mrb

Membro Oficial

• Moderators
  • 3313 posts
  • UFSP

Posted 09 abril 2013 - 20:17

Deny o procedimento de aprendizado da borboleta é:
-Ligar a ignição(sem dar partida e sem pisar no acelerador)
-Após 30 segundos com ignição ligada começa o aprendizado.
-Esperar mais 15 segundos com a ignição ligada.
-Desligar a ignição e aguardar 10 segundos
-Ai só ligar o motor e verificar se esta tudo ok.

#10 mrb

mrb

Membro Oficial

• Moderators
  • 3313 posts
  • UFSP

Posted 09 abril 2013 - 21:12

Oi mrb ! Qual é a vida util do filtro anti-chama ? Qual é o sintoma quando este filtro está "entupido" ? Abraço.

Cameks no caso do motor MR18DE o sistema chama "positive crankcase ventilation" (PCV)
Ate onde eu ví não existe um filtro externo no sistema e sim uma válvula de controle de pressão do carter e tampa de comando de valvulas.

Válvula PCV:
-Em condições normais a válvula faz a ventilação do carter circulando ar externo no sistema.
-Em alguns regimes ocorre a formação de gases(combustível,....) no carter e a válvula deixa saír esses gases para a admissão.
-Se acontecer um Backfiring para a admissão a válvula não deixa entrar a pressão da admissão para dentro do carter.

Nesse sistema é preciso sempre verificar o funcionamento da válvula e tambem das condições das mangueiras e dutos do sistema PCV.
Pode ocorrer diversos problemas:
-Válvula, mangueiras ou dutos obstruidos leva a um acúmulo de pressão no carter e na tampa do comando podendo levar a um vazamento forçado de óleo nas juntas, nos selos dos eixos, expulsão da vareta de óleo ou até mesmo da tampa por onde coloca o óleo(em casos extremos).

-Válvula travada aberta leva a um excesso de vácuo no carter e na tampa do comando podendo tambem romper juntas e selos. No caso de um Backfiring a pressão da admissão entra no carter e na tampa do comando e tambem ocasiona os mesmos problemas nas juntas e selos.
Excesso de vácuo pode ocasionar contaminação de todo o sistema de admissão por óleo.

-Válvula com mau funcionamento ou mangueiras com vazamento ocorre a redução de retirada de gases do carter e da tampa de comando, ocasionando a contaminação do óleo lubrificante por condensados desses gases.

E se o motor esta gerando muitos gases para dentro do carter(folga nos aneis, falha de lubrificação,...) o sistema não da conta e acaba ocasionando falhas no controle da injeção eletrônica.
  • machadosl likes this

#11 cameks

cameks

Membro Oficial

• Members
  • PipPipPipPip
  • 524 posts

Posted 10 abril 2013 - 13:02

De quanto em quanto tempo é necessário efetuar a limpeza do TBI ? Também, qual a durabilidade da válvula de controle de pressão do carter, no caso, motor MR18DE. Abraço.

ps: a válvula precisa ser substituida ou executado algum tipo de limpeza ?

Editado por cameks, 10 abril 2013 - 13:04 .

#12 denybarros

denybarros

Membro Oficial

• Members
  • PipPipPipPip
  • 227 posts
  • UFBrasília

Posted 15 abril 2013 - 09:18

MRB,

Mais um vez, obrigado pelo video... tomei coragem e fiz a limpeza este fim de semana, que por sinal estava precisando realmente.. só foi meio dificil desencaixar o duto la do sentra, mas deu td certo.

Após o video estive observando o conta-giros também e vi que estava oscilando muito também...

Abri e vi o corpo de borboleto preto rs..rs.. ( acredito eu que foi devido ao filtro InFlow que demorei para efetuar manutencao e quando efetuei agora na revisao estava sujo demais.. e como viajei antes da revisao também deve ter agravado a situacao... muitos achismo meus, mas enfim..

Efetuei a limpeza da forma que mencionou, mesmo vendo outros videos do pessoal fazendo com carro ligado e acelerando ai pra manter entre 2 e 3 mil giros, resolvi nao arriscar.

Apos a limpeza e "reconfiguracao" da forma que mencionou, tomei um susto pois a luz de "Service Engine Soon" ficou ligada... mas tudo normal funcionamento e o principal o Morcegão (sentra) vivo novamente com força total! hehehehe.... pode ate ser psicologico mas voltou a ser como antes pisando fundo ate da aquela afundada no banco novamente.. parou a oscilacao do conta-giros..

E após 2 paradas (chegava em algum lugar estacionava e desligava o carro) quando fui sair e liguei o carro a luz do Service Engine Soon apagou, acredito eu ter feito o reset errado e depois se auto-configurou, me corrija se estiver engando quanto a isso tambem, por favor.

E no CB ja alterou o consumo.. antes oscilava entre 9.5 a 10.5 Litros/100km .. agora voltou o de antes que era entre 8 a 9 L/100km na cidade ... mas ainda nao fiz o que confio mais que é na bomba, mas ja estou satisfeito pela resposta.

Efetuei o procedimento mais por curiosidade, nunca havia feito antes e ainda bem que para min funcionou perfeitamente.

abs

#13 mrb

mrb

Membro Oficial

• Moderators
  • 3313 posts
  • UFSP

Posted 18 maio 2013 - 15:26

Separado do vídeo de limpeza, a parte de aprendizado e funcionamento.

Abaixo o vídeo:

Editado por mrb, 18 maio 2013 - 15:26 .

• Saulo likes this

#14 denybarros

denybarros

Membro Oficial

• Members
  • PipPipPipPip
  • 227 posts
  • UFBrasília

Posted 31 maio 2013 - 03:11

MRb, tudo bom?

Uma dúvida... eu efetuei aquela limpeza da TBI e tal há uns 2 meses atrás.. e como essa semana voltou a oscilar efetuei a limpeza novamente... mas fiquei curioso com o pequeno espaco de tempo.. é normal a TBI ficar suja assim? Claro que desta vez nao estava igual a anterior.. mas ja estava um pouco sujo, mais ou menos do jeito que estava o seu neste video do post, talvez um pouco pior... andei ai 10k km desde a limpeza anterior.

Teria alguma relacao com o filtro de ar? Estou utilizando esse InFlow desde dezembro do ano passado.

Obrigado!

Editado por denybarros, 31 maio 2013 - 03:13 .

#15 mrb

mrb

Membro Oficial

• Moderators
  • 3313 posts
  • UFSP

Posted 31 maio 2013 - 11:17

No meu estou limpando a TBI a cada revisão onde troco óleo, filtro de óleo, filtro de combustível.

Também uso o inflow e na TBI não vi muito diferente com ele ou com o filtro original. A única coisa que notei e reportei para o pessoal da inflow é que o filtro do tiida por ficar na vertical escorreu muito óleo na caixa porta filtro a ponto de chegar a pingar no dreno em cima do câmbio. Quando eu for limpar o filtro tenho que colocar bem menos óleo pois a quantidade original da inflow é muito nessa situação.

A TBI suja principalmente por fazer parte do circuito PCV a qual admite os vapores proveniente do óleo no cárter e também da tampa do comando de válvulas.
Na nissan o circuito PCV até que esta bem projetado.
Tinha um gol 16V a qual o circuito PCV molhava a TBI, mangueiras, filtro de ar, de tanto vapor que subia. Limpava em um período bem mais curto, se não o carro não tinha marcha lenta.

#16 cameks

cameks

Membro Oficial

• Members
  • PipPipPipPip
  • 524 posts

Posted 14 agosto 2013 - 10:04

Oi mrb ! Onde está localizada a válvula de controle de pressão do carter no motor MR18DE ?
É um procedimento complicado efetuar a troca ?
Abraços.

#17 cameks

cameks

Membro Oficial

• Members
  • PipPipPipPip
  • 524 posts

Posted 14 agosto 2013 - 11:34

Um dúvida: Seria "filtro anti chama", um outro nome para válvula de controle de pressão do carter ?
Ou estou fazendo uma confusão ... heheh heheh

Abraços.

Editado por cameks, 14 agosto 2013 - 11:35 .

#18 mrb

mrb

Membro Oficial

• Moderators
  • 3313 posts
  • UFSP

Posted 14 agosto 2013 - 11:45

Cameks são coisas diferentes.

No MR18DE tem uma válvula de controle que fica em cima da tampa do comando de válvulas, perto da tampa de óleo. É uma pequena válvula rosqueada na tampa onde sai um duto preto de borracha.

No lado contrário perto do corpo da borboleta fica o filtro "anti chama" que na real faz mais papel de câmara ressonante para tirar ruidos.

Editado por mrb, 14 agosto 2013 - 11:45 .

#19 cameks

cameks

Membro Oficial

• Members
  • PipPipPipPip
  • 524 posts

Posted 14 agosto 2013 - 16:41

Identifiquei o "filtro anti chama", cf visualizado na foto abaixo. Então, neste pequeno compartimento (camara ressonante) não existe qualquer peça para substituir ou efetuar limpeza. Eu pensava que a válvula de controle de pressão do carter estivesse naquela mangueira a esquerda.

Posted Image

Para visulizar a válvula de controle de pressão do carter vou ter que remover a tampa do comando de válvulas. Vou verificar isso hoje a noite.

#20 mrb

mrb

Membro Oficial

• Moderators
  • 3313 posts
  • UFSP

Posted 14 agosto 2013 - 17:56

Então esse componente da foto é bom sim remover e verificar se não tem contaminação de óleo(se tiver limpe) e principalmente se não tem vazamento de ar devido a alguma trinca, fissura,...
Não tem nada dentro e é de fácil limpeza. ^_^
-Se tiver contaminado com óleo pode contaminar o sensor MAF ou também sujar a TBI.
-Se tiver com vazamento altera o consumo pois o ar entra sem ser mensurado no sensor MAF.

Ta vendo essa mangueira mais grossa bem em cima da tampa do motor( Na sua tem uma pinta laranja na curva!). Essa mangueira que interliga o coletor de admissão(perto da TBI) com a válvula de controle de pressão PCV(perto da tampa de óleo) a qual esta rosqueada na tampa de comando de válvulas. ;)
  • Saulo likes this

Also tagged with one or more of these keywords: Limpeza da TBI, corpo de borboleta, MR18DE, tiida, xgear, livina, versa

0 usuário(s) estão lendo este tópico

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)