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DIY - Limpeza da TBI "corpo de borboleta" - MR18DE

Limpeza da TBI corpo de borboleta MR18DE tiida xgear livina versa

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78 respostas para este tópico

#1 mrb

mrb

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Posted 26 dezembro 2012 - 21:38

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Gravei mais um vídeo para mostrar como é a limpeza da TBI "corpo de borboleta" do motor MR18DE que equipa o Tiida, Xgear e outros. ;)

No vídeo eu mostro a desmontagem necessária para acesso da borboleta, procedimento de limpeza, re-aprendizado, funcionamento, montagem e posterior funcionamento do motor.

Para só os curiosos do funcionamento de uma TBI, a parte de re-aprendizado e funcionamento é a partir de 8:24 do vídeo. :rolleyes:

Ferramentas necessárias:
-1 Chave soquete 10mm e 8mM
-1 Lata de descarbonizante spray com canudo (da para muitas e muitas limpezas de TBI) NÃO EXAGERE NO USO!
-1 Pedaços de pano limpo, que não solte fiapos.
-1 Ajudante confiável dentro do carro, caso não queira usar o macete que mostro no vídeo.
-Tempo, Intervalos de 5 a 10 minutos para esperar a reação do produto. A pressa é inimiga da perfeição!
:ph34r:

Abaixo o vídeo


Obs: Não se limpa bicos com a aplicação de descarbonizante via admissão. Limpeza de bicos é com produtos via linha de combustível ou removendo a flauta com os bicos para limpeza. ;)
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#2 Pal

Pal

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Posted 27 dezembro 2012 - 19:31

Mais um excelente vídeo!
Acredito ser bem semelhante ao do Sentra.
Uma pergunta: o produto escorre somente para fora ou também para dentro? Se uma pequena quantidade entrar, é inofensivo às sondas lambda?
Gde abs
e obrigado !

Nissan: Innovation that won't care about you. So, does not excites !


#3 mrb

mrb

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Posted 28 dezembro 2012 - 09:54

Obrigado,

Vendo o manual do sentra, é bem semelhante sim. O re-aprendizado é igual.

Quanto a escorrer o produto, vai depender do local estacionado. Eu fiz em local plano e o excesso escorreu para fora.
É muito muito pouco o produto a ser aplicado, não adianta aplicar muito pois escorre. Somente um pequeno filme do produto que fica na borboleta que produz a reação, se tiver excesso vai escorrer. ;)
O ideal é estacionar em local inclinado para favorecer a saída da TBI ou então levante o carro com o macaco no lado oposto da saída.

O coletor do MR18DE é acima da TBI, então não tem como entrar o produto direto na câmara de combustão. A quantidade usada é bem pouco, o máximo que ocorre é molhar um pouco a parede do coletor. Isso é evaporado depois com a passagem de ar.
Obs: O duto de gasolina da partida a frio(motor flex) fica atrás da borboleta e tambem molha o coletor.

Quanto a sonda, não compromete, ao menos sempre usei esse produto e nunca notei nada de anormal fisicamente e eletricamente nas sondas. No meu carro anterior sempre usei assim e fui trocar a sonda ainda funcionando com 80milKm.

Alguem tambem pode perguntar que tem excesso de mistura na partida devido a mínima entrada do produto no coletor. ^_^
Aqui vale ressaltar que toda partida do motor trabalha com mistura rica e sem controle por sonda lâmbda. No momento da partida e após um período da mesma os 4 bicos abrem simultaneamente. Alem disso nos primeiros minutos de funcionamento a sonda lâmbda esta em fase de aquecimento e não tem sinal. Enquanto não atingir a temperatura ideal da sonda a injeção trabalha em malha aberta sem o devido controle de mistura rica/pobre.

Por esse motivo que o procedimento não gera códigos de falhas relacionadas ao "Fuel Trim". Antes da injeção começar a saber da mistura o excesso já foi queimado. :ph34r:

Editado por mrb, 28 dezembro 2012 - 09:57 .


#4 Leonardo19

Leonardo19

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Posted 28 dezembro 2012 - 15:37

Muito bom o vídeo!!!!

Só respondendo a pergunta do amigo, o produto não danifica a sonda não. Ele é queimado na câmara de combustão e eliminado - sem problemas.

Abs!

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#5 denybarros

denybarros

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Posted 09 abril 2013 - 08:52

mrb,

Após a limpeza estava lendo que é bom efetuar o reset da posição do corpo de borboleta. Minha dúvida é como efetuar o reset sem o scanner/consult.. Tava lendo que uma das maneiras seria tirar o cabo da bateria por 2 minutos... sabe dizer se isso procede?

Outra duvida, vi que geralmente é feito quando se tem problema na lenta... ou feito para prevenção ... a TBI com sujeira influencia diretamente com o consumo/desempenho de forma geral? Nao apenas na lenta.


Muito obrigado!


abs.
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#6 mrb

mrb

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Posted 09 abril 2013 - 16:35

Deny no vídeo eu mostro o procedimento de reset sem scanner, olha na parte antes que eu abro e fecho a borboleta diversas vezes.

O problema de desligar a bateria é que vc perde outros ajustes como aprendizado do pedal do acelerador eletrônico, aprendizado de sensor MAF e dependendo do caso perde a programação do vidro elétrico ou tambem do teto solar, e claro a programação do rádio.
Certos parâmetros o carro acaba se adaptando automaticamente ao andar.

Sujeira na borboleta no caso da nissan não influencia no consumo pois é apenas uma válvula de vazão de ar. Já sensor MAF, Sonda de O2, sistema de combustível, sistema de ignição ai sim é ligado diretamente no consumo.

A não ser que haja tanta sujeira que a ECM acaba entrando em emergência e adotando parâmetros padrões de operação.

Em geral ocorre oscilações na marcha lenta.

#7 denybarros

denybarros

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Posted 09 abril 2013 - 17:50

mrb,

Eu tentei assistir ao video 4 vezes.. e nao sei porque mas chega na metade fica sem som o restando de vídeo... deve ser essa maquina do serviço ... boa demais.. rs..rs..

Nao entendi como foi feito o reset, ja que estava sem som... mas olhando na internet, seria este o metodo da ignicao que voce utilizou?

Só perguntei da economia de combustivel, pois após ultima revisao (a de 50K, que teoricamente é simples e nao há nada demais, alem de oleo e filtros) o carro esta com uma media inferior.. antes eu fazia na cidade com ar ligado (11 a 11,5 km/l) , agora esta em torno de 10 a 10,5km/l com o ar ligado apenas em alguns momentos.. e o engracado que isso foi após uma viagem que fiz de 1000km, e nessa viagem na estrada ele fez uma média de 14km/l com ar ligado 100% do tempo... esse fim de semana fui viajar de novo, ai como tava percebendo esse problema do consumo completei o tanque com a Podium da BR para ver se dava uma melhorada... mas mesmo assim bebeu demais da conta.... na estrada fez 11km/l com o ar ligado 100% do tempo..
Media de velocidade na estrada 110km/h a 160km/h dependendo do trecho ..
Vou fazer essa limpeza da TBI como demonstrado no video no fim de semana, e completar mais uns 2 tanques com Podium para ver se melhora...

Muito obrigado pelas explicacoes e pelo otimo video postado acima!


abs.
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#8 cameks

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Posted 09 abril 2013 - 20:14

Oi mrb ! Qual é a vida util do filtro anti-chama ? Qual é o sintoma quando este filtro está "entupido" ? Abraço.

#9 mrb

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Posted 09 abril 2013 - 20:17

Deny o procedimento de aprendizado da borboleta é:
-Ligar a ignição(sem dar partida e sem pisar no acelerador)
-Após 30 segundos com ignição ligada começa o aprendizado.
-Esperar mais 15 segundos com a ignição ligada.
-Desligar a ignição e aguardar 10 segundos
-Ai só ligar o motor e verificar se esta tudo ok.

#10 mrb

mrb

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Posted 09 abril 2013 - 21:12

Oi mrb ! Qual é a vida util do filtro anti-chama ? Qual é o sintoma quando este filtro está "entupido" ? Abraço.


Cameks no caso do motor MR18DE o sistema chama "positive crankcase ventilation" (PCV)
Ate onde eu ví não existe um filtro externo no sistema e sim uma válvula de controle de pressão do carter e tampa de comando de valvulas.

Válvula PCV:
-Em condições normais a válvula faz a ventilação do carter circulando ar externo no sistema.
-Em alguns regimes ocorre a formação de gases(combustível,....) no carter e a válvula deixa saír esses gases para a admissão.
-Se acontecer um Backfiring para a admissão a válvula não deixa entrar a pressão da admissão para dentro do carter.

Nesse sistema é preciso sempre verificar o funcionamento da válvula e tambem das condições das mangueiras e dutos do sistema PCV.
Pode ocorrer diversos problemas:
-Válvula, mangueiras ou dutos obstruidos leva a um acúmulo de pressão no carter e na tampa do comando podendo levar a um vazamento forçado de óleo nas juntas, nos selos dos eixos, expulsão da vareta de óleo ou até mesmo da tampa por onde coloca o óleo(em casos extremos).

-Válvula travada aberta leva a um excesso de vácuo no carter e na tampa do comando podendo tambem romper juntas e selos. No caso de um Backfiring a pressão da admissão entra no carter e na tampa do comando e tambem ocasiona os mesmos problemas nas juntas e selos.
Excesso de vácuo pode ocasionar contaminação de todo o sistema de admissão por óleo.

-Válvula com mau funcionamento ou mangueiras com vazamento ocorre a redução de retirada de gases do carter e da tampa de comando, ocasionando a contaminação do óleo lubrificante por condensados desses gases.

E se o motor esta gerando muitos gases para dentro do carter(folga nos aneis, falha de lubrificação,...) o sistema não da conta e acaba ocasionando falhas no controle da injeção eletrônica.
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#11 cameks

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Posted 10 abril 2013 - 13:02

De quanto em quanto tempo é necessário efetuar a limpeza do TBI ? Também, qual a durabilidade da válvula de controle de pressão do carter, no caso, motor MR18DE. Abraço.

ps: a válvula precisa ser substituida ou executado algum tipo de limpeza ?

Editado por cameks, 10 abril 2013 - 13:04 .


#12 denybarros

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Posted 15 abril 2013 - 09:18

MRB,

Mais um vez, obrigado pelo video... tomei coragem e fiz a limpeza este fim de semana, que por sinal estava precisando realmente.. só foi meio dificil desencaixar o duto la do sentra, mas deu td certo.

Após o video estive observando o conta-giros também e vi que estava oscilando muito também...

Abri e vi o corpo de borboleto preto rs..rs.. ( acredito eu que foi devido ao filtro InFlow que demorei para efetuar manutencao e quando efetuei agora na revisao estava sujo demais.. e como viajei antes da revisao também deve ter agravado a situacao... muitos achismo meus, mas enfim..

Efetuei a limpeza da forma que mencionou, mesmo vendo outros videos do pessoal fazendo com carro ligado e acelerando ai pra manter entre 2 e 3 mil giros, resolvi nao arriscar.

Apos a limpeza e "reconfiguracao" da forma que mencionou, tomei um susto pois a luz de "Service Engine Soon" ficou ligada... mas tudo normal funcionamento e o principal o Morcegão (sentra) vivo novamente com força total! hehehehe.... pode ate ser psicologico mas voltou a ser como antes pisando fundo ate da aquela afundada no banco novamente.. parou a oscilacao do conta-giros..

E após 2 paradas (chegava em algum lugar estacionava e desligava o carro) quando fui sair e liguei o carro a luz do Service Engine Soon apagou, acredito eu ter feito o reset errado e depois se auto-configurou, me corrija se estiver engando quanto a isso tambem, por favor.

E no CB ja alterou o consumo.. antes oscilava entre 9.5 a 10.5 Litros/100km .. agora voltou o de antes que era entre 8 a 9 L/100km na cidade ... mas ainda nao fiz o que confio mais que é na bomba, mas ja estou satisfeito pela resposta.

Efetuei o procedimento mais por curiosidade, nunca havia feito antes e ainda bem que para min funcionou perfeitamente.


abs
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#13 mrb

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Posted 18 maio 2013 - 15:26

Separado do vídeo de limpeza, a parte de aprendizado e funcionamento.

Abaixo o vídeo:

Editado por mrb, 18 maio 2013 - 15:26 .

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#14 denybarros

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Posted 31 maio 2013 - 03:11

MRb, tudo bom?

Uma dúvida... eu efetuei aquela limpeza da TBI e tal há uns 2 meses atrás.. e como essa semana voltou a oscilar efetuei a limpeza novamente... mas fiquei curioso com o pequeno espaco de tempo.. é normal a TBI ficar suja assim? Claro que desta vez nao estava igual a anterior.. mas ja estava um pouco sujo, mais ou menos do jeito que estava o seu neste video do post, talvez um pouco pior... andei ai 10k km desde a limpeza anterior.

Teria alguma relacao com o filtro de ar? Estou utilizando esse InFlow desde dezembro do ano passado.


Obrigado!

Editado por denybarros, 31 maio 2013 - 03:13 .

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#15 mrb

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Posted 31 maio 2013 - 11:17

No meu estou limpando a TBI a cada revisão onde troco óleo, filtro de óleo, filtro de combustível.

Também uso o inflow e na TBI não vi muito diferente com ele ou com o filtro original. A única coisa que notei e reportei para o pessoal da inflow é que o filtro do tiida por ficar na vertical escorreu muito óleo na caixa porta filtro a ponto de chegar a pingar no dreno em cima do câmbio. Quando eu for limpar o filtro tenho que colocar bem menos óleo pois a quantidade original da inflow é muito nessa situação.

A TBI suja principalmente por fazer parte do circuito PCV a qual admite os vapores proveniente do óleo no cárter e também da tampa do comando de válvulas.
Na nissan o circuito PCV até que esta bem projetado.
Tinha um gol 16V a qual o circuito PCV molhava a TBI, mangueiras, filtro de ar, de tanto vapor que subia. Limpava em um período bem mais curto, se não o carro não tinha marcha lenta.

#16 cameks

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Posted 14 agosto 2013 - 10:04

Oi mrb ! Onde está localizada a válvula de controle de pressão do carter no motor MR18DE ?
É um procedimento complicado efetuar a troca ?
Abraços.

#17 cameks

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Posted 14 agosto 2013 - 11:34

Um dúvida: Seria "filtro anti chama", um outro nome para válvula de controle de pressão do carter ?
Ou estou fazendo uma confusão ... heheh heheh

Abraços.

Editado por cameks, 14 agosto 2013 - 11:35 .


#18 mrb

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Posted 14 agosto 2013 - 11:45

Cameks são coisas diferentes.

No MR18DE tem uma válvula de controle que fica em cima da tampa do comando de válvulas, perto da tampa de óleo. É uma pequena válvula rosqueada na tampa onde sai um duto preto de borracha.

No lado contrário perto do corpo da borboleta fica o filtro "anti chama" que na real faz mais papel de câmara ressonante para tirar ruidos.

Editado por mrb, 14 agosto 2013 - 11:45 .


#19 cameks

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Posted 14 agosto 2013 - 16:41

Identifiquei o "filtro anti chama", cf visualizado na foto abaixo. Então, neste pequeno compartimento (camara ressonante) não existe qualquer peça para substituir ou efetuar limpeza. Eu pensava que a válvula de controle de pressão do carter estivesse naquela mangueira a esquerda.

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Para visulizar a válvula de controle de pressão do carter vou ter que remover a tampa do comando de válvulas. Vou verificar isso hoje a noite.

#20 cameks

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Posted 14 agosto 2013 - 17:48

Aproveitando uma foto do tópico "DIY - Troca de velas - motor MR18DE (Livina 1.8 AT)" do usuário rsr010 acho que é possivel ver o duto preto de borracha. Segue a foto abaixo:

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