Jump to content

Photo

Meu carro parou do nada, será que a correia partiu?

• Please log in to reply
20 respostas para este tópico

#1 EYumi

EYumi

Membro

• Members
  • PipPip
  • 20 posts
  • LocalizaçãoSP
  • Modelo:Livina

Posted 18 maio 2013 - 22:14

Pessoal,

Hoje de tarde meu carro (Livina 1.6 - 2009?2010) parou no sinal, apagou e simplesmente não pegou mais. Não é bateria, ele acende, qdo bate a chave ele fica fazendo um barulho constante mas não dá partida; será que alguém sabe se quando a correia arrebenta o carro dá esses sinais?
O duro é que essas coisas só acontecem quando tudo fechou e nada mais está funcionando.
Meu carro está com 78.000 e já estava procurando um lugar para fazer a revisão de 80.000 e a troca das correias, pois não confio mais em ccs. Até porque meu carro está fora da garantia há exatamente 25 dias.......
Aproveitando o topic, alguém conhece alguém daqui de SP que faz o serviço de mecânica DIREITO e sem trapacear? Estou até com medo do orçamento que vão me dar; mas como moro em Taubaté e meu carro está aqui em SP (parado), acredito que fique mais fácil achar um mecânico por aqui. Agradeço se tiverem sugestões de quem possa fazer o serviço.

#2 afonsolacerda

afonsolacerda

Membro Oficial

• Members
  • PipPipPipPip
  • 270 posts
  • LocalizaçãoUberlândia M.G

Posted 19 maio 2013 - 14:09

Com 78.000 kms ainda está com as correias originais? Pode ser correias, mas também existe "n" possibilidades do carro apagar e não pegar mais, como por exemplo bobina, cabo de vela, velas, bomba de combustível, etc. A primeira coisa que você deve observar é quando liga a chave antes de dar partida ouve a bomba funcionar, se não estiver pode ser um simples fusível. A sorte é que este motor 1.6 e o mesmo usado no clio e no megane e a manutenção é fácil e não é cara, e se for mesmo correia dentada acredito que não tenha prejudicado tanto por quebrar com o carro parado, já vi casos de livina 1.6 arrebentar a correia do alternador também. Pesquise no Google uma boa oficina mais perto de onde o carro ficou, que qualquer mecânico competente dará o diagnostico correto.
  • EYumi likes this

#3 ClaudioS

ClaudioS

Membro Oficial

• Members
  • PipPipPipPip
  • 1184 posts
  • LocalizaçãoMA
  • Modelo:March

Posted 19 maio 2013 - 15:02

Chuto bomba de combustivel... mas verifica também coisas simples como todos os fusíveis do carro, depois velas e cabos.
  • EYumi likes this

#4 Deoneli cardoso

Deoneli cardoso

Heavy VIP

• Members
  • 140 posts
  • LocalizaçãoEsteio RS

Posted 19 maio 2013 - 19:03

A livina 1.6 não é o mesmo motor do march 1.6? se for não tem correia de comando é corrente.
  • EYumi likes this
March 1.6 S cinza magnetc

#5 Carlos Fujii

Carlos Fujii

Usuário VIP

• Members
  • 50 posts
  • LocalizaçãoSP
  • Modelo:Tiida

Posted 19 maio 2013 - 20:19

Normalmente quando é bomba de combustível, o motor começa a falhar antes ( fica engasgando ) e depois para mesmo.

Pode ser realmente correia rompida, nesse caso é melhor nem tentar ligar o carro para não danificar o motor.
  • EYumi likes this
Ex: Chevrolet Astra Hatch CD 2.0 8v 2004 Preto
Ex: Nissan Tiida Hatch SL M/T 1.8 16v 2012 Prata ( roubado )
Atual: Nissan Tiida Hatch SL M/T 1.8 16v 2012 Preto

#6 afonsolacerda

afonsolacerda

Membro Oficial

• Members
  • PipPipPipPip
  • 270 posts

Posted 19 maio 2013 - 20:36

Deoneli cardoso, no motor 1.6 da Livina a Nissan usa motor Renault, é o mesmo motor usado no clio e megane, symbol, duster e tem correia dentada sim. Só com motor 1.8 que a Livina tem um motor genuinamente Nissan, com corrente de distribuição no lugar da correia dentada, assim como o March e Versa 1.6.
  • EYumi likes this

#7 EYumi

EYumi

Membro

• Members
  • PipPip
  • 20 posts
  • LocalizaçãoSP

Posted 20 maio 2013 - 00:09

Pessoal, obrigada pelas informações, vou guinchar o carro para alguma oficina e tentar verificar.
Li em um post do reclame aqui que uma pessoa teve o problema com a correia que partiu e a concessionária queria cobrar 10.000 e lá vai pedrada no serviço; depois de muita briga, ele conseguiu o serviço dentro da garantia; mas o meu está fora da garantia a 1 mês. Dói só de pensar......
Fiz todas as revisões em ccs, confiando plenamente nos diagnósticos deles, só depois da última é que fui perceber que não dá para confiar, agora estou sentindo na pele todo o "bom serviço" deles. Adoro o Livina, mas já é a 2ª vez que ele me deixa na mão em menos de 6 meses
Vou verificar esses itens citados, coloco um post com a solução depois e se der certo, a indicação do mecânico que resolveu meu problema.

#8 Japa

Japa

Heavy VIP

• Members
  • 192 posts
  • Modelo:Apenas um fã

Posted 20 maio 2013 - 00:37

quais as concessionárias que você levou ? seria bom para o pessoal do clube saber.

#9 EYumi

EYumi

Membro

• Members
  • PipPip
  • 20 posts
  • LocalizaçãoSP

Posted 20 maio 2013 - 00:53

Vou abrir um topic nas CCS com os nomes, as revisões e as avaliações, mas a que tive problemas foi na Sayuri de São José dos Campos.

#10 Deoneli cardoso

Deoneli cardoso

Heavy VIP

• Members
  • 140 posts
  • LocalizaçãoEsteio RS

Posted 20 maio 2013 - 08:02

Deoneli cardoso, no motor 1.6 da Livina a Nissan usa motor Renault, é o mesmo motor usado no clio e megane, symbol, duster e tem correia dentada sim. Só com motor 1.8 que a Livina tem um motor genuinamente Nissan, com corrente de distribuição no lugar da correia dentada, assim como o March e Versa 1.6.

Ah então a livina é o motor K4M.
March 1.6 S cinza magnetc

#11 Leo Palermo

Leo Palermo

Heavy VIP

• Members
  • 102 posts
  • LocalizaçãoRJ

Posted 20 maio 2013 - 11:30

Ah então a livina é o motor K4M.

Sim Motor K4M 1.6 16V.
Igual ao do meu XGear.

Não estou com o manual em Mãos, mas se minha cabeça está boa, a troca das correias é indicada aos 80.000 Km.

A minha está com 50.000, mas visto esse entre outros casos, farei a troca preventiva em breve.

Nos mantenha informado do andamento do seu caso!

Boa Sorte Amigo!

#12 afonsolacerda

afonsolacerda

Membro Oficial

• Members
  • PipPipPipPip
  • 270 posts

Posted 20 maio 2013 - 12:51

Segue vídeo com o correto procedimento de troca para o motor K4M . Eu troco sempre a correia dentada e verifico/troco o tensor a cada 50.000 kms.

#13 afonsolacerda

afonsolacerda

Membro Oficial

• Members
  • PipPipPipPip
  • 270 posts

Posted 20 maio 2013 - 12:56

No manual do Renault Megane Gt do meu pai, a troca é recomendada a cada 80.000 kms ou 4 anos (o que ocorrer primeiro). Eu particularmente acho muito e vou trocar aos 50.000 kms

#14 Leo Palermo

Leo Palermo

Heavy VIP

• Members
  • 102 posts
  • LocalizaçãoRJ

Posted 24 maio 2013 - 12:50

Alguma notícia sobre o que aconteceu e sobre a solução?

Por favor, compartilhe conosco ;)

#15 EYumi

EYumi

Membro

• Members
  • PipPip
  • 20 posts
  • LocalizaçãoSP

Posted 25 maio 2013 - 00:54

Boa Noite Léo,

O carro ainda está na oficina. Por enquanto, só sei que foi a correia que partiu e empenou o cabeçote......
Quanto? Não faço nem idéia.....
Amanhã eu vou dar um pulo na oficina e devo saber mais informações e tentar não me assustar.
Logo que eu tiver uma posição certa sobre o que aconteceu, o que trocou e quanto ficou, vou postar, para todos "se precaverem" do prejuízo.
P.S.: Agora estou mais brava ainda com a ccs, depois de sempre ter feito revisões nas ccs, como manda o "figurino", tomo uma dessas....
Abçs.

Editado por EYumi, 25 maio 2013 - 00:56 .

#16 Leo Palermo

Leo Palermo

Heavy VIP

• Members
  • 102 posts
  • LocalizaçãoRJ

Posted 25 maio 2013 - 19:35

Boa Noite Léo,

O carro ainda está na oficina. Por enquanto, só sei que foi a correia que partiu e empenou o cabeçote......
Quanto? Não faço nem idéia.....
Amanhã eu vou dar um pulo na oficina e devo saber mais informações e tentar não me assustar.
Logo que eu tiver uma posição certa sobre o que aconteceu, o que trocou e quanto ficou, vou postar, para todos "se precaverem" do prejuízo.
P.S.: Agora estou mais brava ainda com a ccs, depois de sempre ter feito revisões nas ccs, como manda o "figurino", tomo uma dessas....
Abçs.

Obrigado pela informação,

Eu liguei para o Consultor Técnico que me ajuda aqui no Rio e ele disse que este caso é raro, mas que não é o primeiro.
Como meu carro tem um pouco mais de 50.000 km, farei a troca aos 3 anos, não vou deixar chegar aos 80.000 km como preza o Manual.

Seu carro está na CSS, ou numa Retífica?
O seu carro é um 1.6 16V com motor Renault, qualquer boa retífica dará conta do trabalho.
Além do passe prá acertar o empeno do cabeçote, provavelmente você terá que trocar algumas válvulas, retentores, anéis de vedação e por aí vai, mas existe uma grande chance de uma das válvulas terem furado algum dos pistões.

Acredito que o seu prejuízo fique entre R$ 2 e R$ 2,5k, dependendo da lista de peças à serem trocadas, e de como será feito o serviço. (se vocÊ vai levar as peças e pode procurar melhores preços, ou se vai pagar prá fazer tudo num mesmo lugar, sem se preocupar com o preço das peças).

De qualquer forma, nos mantenha informados, esse é um dos Posts que na minha humilde opinião é um dos mais importantes no fórum até agora,
A sua experiência pode ajudar outros colegas a evitarem o mesmo no futuro!

Boa sorte mesmo!
Espero que dê tudo certo por aí!

#17 Sentinela

Sentinela

Usuário VIP

• Members
  • 59 posts
  • LocalizaçãoSão Paulo

Posted 29 maio 2013 - 16:06

Pessoal,

Hoje de tarde meu carro (Livina 1.6 - 2009?2010) parou no sinal, apagou e simplesmente não pegou mais. Não é bateria, ele acende, qdo bate a chave ele fica fazendo um barulho constante mas não dá partida; será que alguém sabe se quando a correia arrebenta o carro dá esses sinais?
O duro é que essas coisas só acontecem quando tudo fechou e nada mais está funcionando.
Meu carro está com 78.000 e já estava procurando um lugar para fazer a revisão de 80.000 e a troca das correias, pois não confio mais em ccs. Até porque meu carro está fora da garantia há exatamente 25 dias.......
Aproveitando o topic, alguém conhece alguém daqui de SP que faz o serviço de mecânica DIREITO e sem trapacear? Estou até com medo do orçamento que vão me dar; mas como moro em Taubaté e meu carro está aqui em SP (parado), acredito que fique mais fácil achar um mecânico por aqui. Agradeço se tiverem sugestões de quem possa fazer o serviço.

Procura uma oficina chamada GNV MECANICA. Fica na zona leste, proximo ao bairro do Tatuapé.

#18 EYumi

EYumi

Membro

• Members
  • PipPip
  • 20 posts
  • LocalizaçãoSP

Posted 03 junho 2013 - 15:04

Olá pessoal, meu carro voltou!!

Bom, a conta final ficou assim:

R$ 600,00 - cabeçote
R$ 500,00 - peças diversas (correia, kit tensor, válvulas, etc).
R$ 230,00 - retífica
Total - R$ 1.330,00
Mandei em um mecânico que é "meio que parente", ele não cobrou a mão de obra e avisou que ia usar peças da Renault; comprou em uma loja chamada RR imports, ou algo parecido, que fica no Jd. Bonfiglioli/SP.
No final das contas, o prejuízo ficou menor que o esperado; mas ressalto que meu carro estava com 76.000km e com todas as revisões feitas em ccs, até então; só fiquei na mão pois a garantia acabou 20 dias antes da correia partir. Lembrando: o manual indica que a troca deve ser feita com 80.000km, como o meu não é o primeiro caso, realmente, é aconselhável a troca antes da indicação do manual.
  • Leo Palermo likes this

#19 Moises2012

Moises2012

Membro Oficial

• Members
  • PipPipPipPip
  • 224 posts
  • LocalizaçãoSão Paulo
  • Modelo:Novo Sentra (B17)

Posted 03 junho 2013 - 16:37

Putz, ainda bem que pra Livina 1.8 SL AT, é corrente e não correia dentada...

#20 Leo Palermo

Leo Palermo

Heavy VIP

• Members
  • 102 posts
  • LocalizaçãoRJ

Posted 10 junho 2013 - 21:06

Obrigado pelo retorno!

Que bom que foi só o cabeçote, e nem foi tão caro assim.

De qualquer forma, fica a dica, por precaução, a troca da correia deve ser realizada antes dos 80000km.

Um leve passe no cabeçote deve deixar o carrinho um pouquinho mais esperto, manera no pé senão o consumo aumenta na mesma proporção!

Abs, e que ele fique melhor do que era antes!

1 usuário(s) estão lendo este tópico

0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)