Jump to content

Photo

Alto consumo, perca desempenho march 1.6 SV combustivel? será?

alto consumo combustível march 1.6SV

• Please log in to reply
15 respostas para este tópico

#1 brunofelipe1616

brunofelipe1616

Membro Oficial

• Members
  • PipPipPipPip
  • 679 posts
  • Modelo:March

Posted 02 agosto 2013 - 01:08

Gente é o seguinte, eu reclamei que a embreagem tava com problema, marcaram pra seegunda, mas seguinte tinha colocado alcool e tava frio, nevou aqui o carro fez media de 5,6 no pc de bordo. dai deu pane seca fui la e coloquei alcool, no outro dia recebi uma grana e dai enchi o tanque de podium gastei 150 dilmas, beleza so que sumiu duas barras com 120 km. Sendo que com o alcool sumia uma barra (no dia de calor) com 127 km. Ai não entendo a gasolina podium tem mais octanas e deveria injetar menos, por ter mais explosão. porem ta dizendo no pc de bordo na cidade 10,5 km/l e o seguinte o desempenho ta uma bosta, sai an br pra ultrapassar um caminha tem que fazer igual 1.0 soca o pé no fundo, sendo que antes nao precisava disso, o carro é 1.6 e é leve entao ele anda beem mais. Alguem pode ajudar, sendo que estes dias abasteci so nos postos de confiança daqui

March 1.6 SV
Módulo de Vidro Soft
Farol de Neblina com Xenon 6000K

Farol com Bi-Xenon 4300K H4-3 (Xenon ilumina bem, basta saber regular e qual escolher)
Adesivos nas Maçanetas
Película Escura nos Vidros
Cd player 1 din, com alto falantes de fábrica.
1 Par de 6x9 Bravox b4x 69t 250W RMS

Caixa Duto 4,  Sub Bravox UXP S4 Bobina Simples 500 RMS :)

#2 Vitto

Vitto

Membro

• Members
  • PipPipPipPip
  • 328 posts
  • LocalizaçãoBlumenau/SC

Posted 02 agosto 2013 - 08:46

a injeção demora alguns km`s até "entender" o combustível novo , e a gasolina podium funciona somente para motor acima 10,1:1 de taxa de compressão, o march 1.6 trabalha com 10,7:1 , portanto, é pra ter uma melhor otimização da queima em relação a gasolinas comuns...

ande mais alguns km`s e diga-nos o que acontece...

mas não podemos excluir a hipótese da gasolina batisada, hoje em dia o cara não pode confiar em ninguém
  • pimenta59 likes this

#3 Luis Santos

Luis Santos

Membro Oficial

• Members
  • PipPipPipPip
  • 292 posts
  • LocalizaçãoSão Paulo, Brasil

Posted 02 agosto 2013 - 09:15

Ai não entendo a gasolina podium tem mais octanas e deveria injetar menos, por ter mais explosão.

Não.

A gasolina (comum, aditivada, premium, podium, e o que mais vier) injeta menos pois a gasolina tem maior poder calorífico que o álcool (etanol é o...).

A gasolina que tem mais octanagem rende melhor se e somente se usada em um motor com um taxa de compressão mais elevada. Nesta condição a gasolina com maior octanagem gera menos situações de pré-detonação, tendo melhor rendimento (mais potência e/ou menos consumo).

A taxa de compressão do March 1.6 é relativamente baixa para os padrões atuais (10,7:1), e neste caso não há proveito algum da maior octanagem da gasolina Podium.

A única vantagem desta gasolina, neste caso, é a menor quantidade de enxofre residual, que é de 30ppm na Podium contra 1.000ppm na comum/aditivada. Mas notem que isso é o limite legal. E este limite legal, para todas as gasolinas brasileiras, baixa para 50ppm em janeiro de 2014.

Assim sendo é extremamente provável que as gasolinas atuais já possuem um teor de enxofre bem abaixo do 1.000ppm, afim de haver tempo hábil para a adequação às normas de janeiro de 2014 (quando também toda gasolina terá que possuir aditivos de limpeza; ou seja, acaba a gasolina comum. Que Belzebu a guarde).
  • brunofelipe1616 and Vitto like this
Att
Luis Santos
March 1.6S, prata classic

#4 brunofelipe1616

brunofelipe1616

Membro Oficial

• Members
  • PipPipPipPip
  • 679 posts

Posted 02 agosto 2013 - 12:02

Não.

A gasolina (comum, aditivada, premium, podium, e o que mais vier) injeta menos pois a gasolina tem maior poder calorífico que o álcool (etanol é o...).

A gasolina que tem mais octanagem rende melhor se e somente se usada em um motor com um taxa de compressão mais elevada. Nesta condição a gasolina com maior octanagem gera menos situações de pré-detonação, tendo melhor rendimento (mais potência e/ou menos consumo).

A taxa de compressão do March 1.6 é relativamente baixa para os padrões atuais (10,7:1), e neste caso não há proveito algum da maior octanagem da gasolina Podium.

A única vantagem desta gasolina, neste caso, é a menor quantidade de enxofre residual, que é de 30ppm na Podium contra 1.000ppm na comum/aditivada. Mas notem que isso é o limite legal. E este limite legal, para todas as gasolinas brasileiras, baixa para 50ppm em janeiro de 2014.

Assim sendo é extremamente provável que as gasolinas atuais já possuem um teor de enxofre bem abaixo do 1.000ppm, afim de haver tempo hábil para a adequação às normas de janeiro de 2014 (quando também toda gasolina terá que possuir aditivos de limpeza; ou seja, acaba a gasolina comum. Que Belzebu a guarde).

Obrigado pela explicação. Mas o álcool precisa de mais calor para poder ser econômico, porque no frio ele gasta mais. Vitto já rodei mais de 100 km com podium. . sobre a podium então joguei 150 dilmas "fora ".

obs, e sobre o desempenho no começo ele ate patinava em segunda marcha o carro era bem cavalo mesmo, antes eu mal tirava o pé do pedal e já arrancava e agora tenho que tirar quase até a metade do percurso da embreagem, dai ele arranca e sente que arranca patinando pois da uma leve vibração na embreagem.

March 1.6 SV
Módulo de Vidro Soft

Farol com Bi-Xenon 4300K H4-3 (Xenon ilumina bem, basta saber regular e qual escolher)
Adesivos nas Maçanetas

#5 Luis Santos

Luis Santos

Membro Oficial

• Members
  • PipPipPipPip
  • 292 posts

Posted 02 agosto 2013 - 12:39

Obrigado pela explicação. Mas o álcool precisa de mais calor para poder ser econômico, porque no frio ele gasta mais.

Discordo disso também. Os motores atuais, com os modernos sistema de manutenção de temperatura (radiador selado, líquido de arrefecimento, válvulas termostásticas modernas etc.) trabalham, internamente, a mesma temperatura interna, não importando a temperatura externa.

Ou seja, após poucos minutos a temperatura do motor estará bem quente (em torno de 85ºC, se não me engano, apurado pelo TorquePro) esteja você no Nordeste ou na serra catarinense.
Att
Luis Santos

#6 Luis Santos

Luis Santos

Membro Oficial

• Members
  • PipPipPipPip
  • 292 posts

Posted 02 agosto 2013 - 12:40

Obrigado pela explicação. Mas o álcool precisa de mais calor para poder ser econômico, porque no frio ele gasta mais.

Discordo disso também. Os motores atuais, com os modernos sistema de manutenção de temperatura (radiador selado, líquido de arrefecimento, válvulas termostásticas modernas etc.) trabalham, internamente, a mesma temperatura interna, não importando a temperatura externa.

Ou seja, após poucos minutos a temperatura do motor estará bem quente (em torno de 85ºC, se não me engano, apurado pelo TorquePro) esteja você no Nordeste ou na serra catarinense.
  • Vitto likes this
Att
Luis Santos

#7 ClaudioS

ClaudioS

Membro Oficial

• Members
  • PipPipPipPip
  • 1019 posts
  • LocalizaçãoMA

Posted 02 agosto 2013 - 18:15

Dica: não faça o consumo pelo computador de bordo; mede na calculadora mesmo.

Completa o tanque, e vê quantos litros entrou até encher, dai divide os kms que vc rodou pelos litros que entraram.

Não confio nesse papo de "com uma barra rodou 50 kms".

Luis, aqui ja gravei um video e vi que na primeira partida da manha, o motor leva exatos 60 segundos pra "desacelerar" e reduzir a rotação pra 900-1000 rpm;
Agora quanto a entrar na faixa de temperatura ideal, não sei dizer pois o nosso painel não tem termômetro, tem luz espia.

#8 Luis Santos

Luis Santos

Membro Oficial

• Members
  • PipPipPipPip
  • 292 posts

Posted 02 agosto 2013 - 18:49

Agora quanto a entrar na faixa de temperatura ideal, não sei dizer pois o nosso painel não tem termômetro, tem luz espia.

ClaudioS, com um adaptador bluetooth OBD-2 e um programa compatível, como o Torque Pro pra Android (tem diversos outros, e também para iOS), você verá a temperatura exata do motor instantaneamente.

O TorquePro tem ainda a gracinha de você configurar para ele te avisar quando o motor atinge a temperatura estável de funcionamento... :-)
Att
Luis Santos

#9 mrb

mrb

Membro Oficial

• Moderators
  • 2320 posts
  • LocalizaçãoSP
  • Modelo:Tiida

Posted 02 agosto 2013 - 21:05

No motor do tiida saí de 16 graus para 60 graus em 2 minutos, momento em que se apaga a luz de aviso "motor frio". E após alguns minutos facilmente atinge a temperatura normal 80 a 99 graus.
Vídeo do processo nesse post.
http://nissanclube.i...lex-com-alcool/

Esses motores da nissan não tem muito isso de fase fria, aquece é rapidinho ;)

Editado por mrb, 02 agosto 2013 - 21:06 .

#10 brunofelipe1616

brunofelipe1616

Membro Oficial

• Members
  • PipPipPipPip
  • 679 posts

Posted 02 agosto 2013 - 22:07

humm entendi, o march nao marca temperatira

March 1.6 SV
Módulo de Vidro Soft

Adesivos nas Maçanetas

#11 mrb

mrb

Membro Oficial

• Moderators
  • 2320 posts
  • LocalizaçãoSP
  • Modelo:Tiida

Posted 02 agosto 2013 - 22:12

Mais nem faz muita falta, pois basta saber a função de cada luz (fase fria e sobreaquecimento)

#12 ClaudioS

ClaudioS

Membro Oficial

• Members
  • PipPipPipPip
  • 1019 posts
  • LocalizaçãoMA

Posted 03 agosto 2013 - 15:43

ClaudioS, com um adaptador bluetooth OBD-2 e um programa compatível, como o Torque Pro pra Android (tem diversos outros, e também para iOS), você verá a temperatura exata do motor instantaneamente.

O TorquePro tem ainda a gracinha de você configurar para ele te avisar quando o motor atinge a temperatura estável de funcionamento... :-)

Luis no Mercado Livre tem uns OBD2, sabe qual deles serve pro March?

http://carros.mercad.../obd2-bluetooth

#13 brunofelipe1616

brunofelipe1616

Membro Oficial

• Members
  • PipPipPipPip
  • 679 posts

Posted 03 agosto 2013 - 16:27

sei nao to achando que é a embreagem vo solta metade do pe dai começa a andar devagar tipo patinando. tomar que estoure a embreagem assim eles ja trocam de uma vez

March 1.6 SV
Módulo de Vidro Soft

Adesivos nas Maçanetas

#14 pimenta59

pimenta59

Membro Oficial

• Members
  • PipPipPipPip
  • 441 posts
  • LocalizaçãoOlinda - PE

Posted 03 agosto 2013 - 21:41

sei nao to achando que é a embreagem vo solta metade do pe dai começa a andar devagar tipo patinando. tomar que estoure a embreagem assim eles ja trocam de uma vez

Pode ser. Tive que abastecer num posto altamente derrubado perto duma bocada quarta-feira. Não tive coragem de botar gasosa (certamente ia ser batizada) e botei álcool (se tá batizado, é com água = p). O carro, segundo o PC de bordo, tá fazendo 7,7km/l com esse álcool. Mas no frio o carro gasta mais, especialmente em estradas, já que entra um ar danado. Temperatura de funcionamento "ideal", é acima dos 90 graus (e antes dos 100). Como a taxa de compressão do March é relativamente baixa comparado aos carros nacionais, ele não ganha potência no álcool, nem é mais econômico. Achei até ele mais lerdo, demorando mais pra chegar nas 5.000 RPM, mas pode ser meramente psicológico da minha parte. No seu lugar, provavelmente, eu calibraria os pneus e botava umas 33-34 libras (um pouco acima do especificado) só pra testar...
  • brunofelipe1616 likes this

HR16DE

*OBS: Toda vez que eu escrever "March", me refiro ao March 1.6

#15 pimenta59

pimenta59

Membro Oficial

• Members
  • PipPipPipPip
  • 441 posts
  • LocalizaçãoOlinda - PE

Posted 03 agosto 2013 - 21:44

Pra saber se a embreagem ta lascada mesmo, senta o pé, se a RPM subir mas o carro não acelerar na mesma proporção (ex: tu acelera, a RPM sobe, mas nada do carro puxar pra frente), a embreagem, nesse caso, certamente estará muito, mas muito lascada.
  • brunofelipe1616 likes this

HR16DE

*OBS: Toda vez que eu escrever "March", me refiro ao March 1.6

#16 brunofelipe1616

brunofelipe1616

Membro Oficial

• Members
  • PipPipPipPip
  • 679 posts

Posted 04 agosto 2013 - 03:38

Pra saber se a embreagem ta lascada mesmo, senta o pé, se a RPM subir mas o carro não acelerar na mesma proporção (ex: tu acelera, a RPM sobe, mas nada do carro puxar pra frente), a embreagem, nesse caso, certamente estará muito, mas muito lascada.

pimenta59 eu uso 30 libras nas 4 pneus. sobre a embreagem, seguinte hoje voltando para casa a noite, acelerei o carr ele sobe o rpm para uns mil, mas o carro demora a arrancar, e euu dei umas patinadas (sem forçar a embreagem) na chuva ainda quando cheguei em casa desci do carro na garagem senti cheiro de queimado, botei o nariz proximo ao capo no fresto e senti cheiro de queimado. mesmo se patinar a embreagem nao pode queimar assim tao facil mesmo se forçar o carro, embreagem é feita pra aguentar segunda vo leva o carro na css, mais do que esticarem o cabo da embreagem nao vao fazer. mas dai é pior. pra falar a verdade como disse tomara que estore essa embreagem assim eles trocam na garantia, se alegarem mal uso, compro de ceramica ou normal com meu dinheiro e meto um processo neles. tenho prova documental da minhas reclamações sobre a embreagem do carro.
  • pimenta59 likes this

March 1.6 SV
Módulo de Vidro Soft

Adesivos nas Maçanetas

Also tagged with one or more of these keywords: alto, consumo, combustível, march, 1.6SV

0 usuário(s) estão lendo este tópico

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)