Jump to content

Photo

oleo motor

• Please log in to reply
22 respostas para este tópico

#1 antonio correia

antonio correia

Novato

• Members
  • Pip
  • 1 posts
  • LocalizaçãoRio de Janeiro
  • Modelo:Livina

Posted 07 agosto 2011 - 22:06

Qual o tipo de oleo de motor do livina, mineral ou sintetico? qual a especificação API? e qual o fabricante?

#2 Mario Paciulo

Mario Paciulo

Membro

• Members
  • PipPip
  • 21 posts
  • LocalizaçãoSão Bernardo do Campo - SP

Posted 17 outubro 2011 - 17:27

Olá Antonio !
Estive hoje na concessionári Nissan - Armando Veículos, em Santo André - SP, e fui informado que o óleo usado por eles nas nossas Livinas é "semi-sintético - SAE 15W50 - API SJ ou superior". Não consegui informação sobre o fabricante.

#3 Pal

Pal

Membro Oficial

• Members
  • PipPipPipPip
  • 2635 posts
  • LocalizaçãoDown Under... B16 08/09 non-flex
  • Modelo:Sentra (B16)

Posted 17 outubro 2011 - 20:29

Semi sintetico? SJ?
Cuidado: muito provavelmente o óleo teria que ser no minimo SL.
Há 2 anos, pesquisei e, na época constatei que era o oleo Helix HX5 15w50 -aquele de garrafa amarela -que é mineral...
Como a Shell lançou o HX-6 só Deus sabe se é esse que está sendo embalado naquelas grrafinhas que vc lê: NISSAN.
Mas era o HX-5
Qual o motor (Origem Nissan ou Renault ?)
abs

#4 Mario Paciulo

Mario Paciulo

Membro

• Members
  • PipPip
  • 21 posts

Posted 11 novembro 2011 - 05:08

Estive ontem na concessionária (Armando Veículos - Santo André) para fazer a primeira revisão da Livina (10.000Km).
Foi trocado o óleo do motor (5 litros a R$ 20,00 cada; o bujão do cárter (R$ 5,80) e os filtros de combustível (R$ 10,98) e de óleo (20,60).
Total (com a mão de obra) = R$ 283,00.
Fiquei esperando na concessionaria e o serviço foi feito em 3 horas.
O óleo do motor por eles colocado no meu carrro (Livina - motor 1.6 Renaut) é da "Shell" (garrafa plástica preta sem indicação aparente do fabricante - somente no final do rótulo, em letras miudas, aparece que a procedência é da Shell): SL/CF 15/50 e no rótulo consta: "composição = óleos básicos minerais selecionados e aditivos de última geração especialmente desenvolvidos. ANP 08065"

#5 Pal

Pal

Membro Oficial

• Members
  • PipPipPipPip
  • 2635 posts

Posted 11 novembro 2011 - 19:30

Estive ontem na concessionária (Armando Veículos - Santo André) para fazer a primeira revisão da Livina (10.000Km).
Foi trocado o óleo do motor (5 litros a R$ 20,00 cada; o bujão do cárter (R$ 5,80) e os filtros de combustível (R$ 10,98) e de óleo (20,60).
Total (com a mão de obra) = R$ 283,00.
Fiquei esperando na concessionaria e o serviço foi feito em 3 horas.
O óleo do motor por eles colocado no meu carrro (Livina - motor 1.6 Renaut) é da "Shell" (garrafa plástica preta sem indicação aparente do fabricante - somente no final do rótulo, em letras miudas, aparece que a procedência é da Shell): SL/CF 15/50 e no rótulo consta: "composição = óleos básicos minerais selecionados e aditivos de última geração especialmente desenvolvidos. ANP 08065"

Ou seja, é o HX5 não é?
abs

#6 Sebas

Sebas

Novato

• Members
  • Pip
  • 7 posts

Posted 18 novembro 2011 - 20:17

Ou seja, é o HX5 não é?
abs

As características do óleo do motor podes encontra-las no manual que vem na Livina, sobre as marcas podes escolher qualquer uma de preferência alguma conhecida.

#7 Pal

Pal

Membro Oficial

• Members
  • PipPipPipPip
  • 2635 posts

Posted 26 janeiro 2012 - 23:50

As características do óleo do motor podes encontra-las no manual que vem na Livina, sobre as marcas podes escolher qualquer uma de preferência alguma conhecida.

Andei ajudando um taxista que comprou uma Livina com motor 1,8 -que é o da mesma família do 2 litros que equipa o Sentra. O manual que consta todas essas informações não é aquele manual mais grosso: está naquele livreto bem mais fino que o manual, que lida sobre revisões e periodo detrocas etc.
Curioso foi eles colocarem 15w50 e logo em seguida: "pode ser utilizado óleo 5w30 para economia de combustível" Então fica a pergunta: porque a Nissan não utiliza apenas um óleo, o 5w30 ?

#8 PangaDayWalker

PangaDayWalker

Membro Oficial

• Members
  • PipPipPipPip
  • 259 posts
  • LocalizaçãoCuritiba
  • Modelo:Apenas um fã

Posted 27 janeiro 2012 - 14:52

No caso do oleo 5W30 é mais fino e acima de 30 graus perde um pouco a viscosidade prejudicando o motor (isso valido apenas numa primeira partida de motor frio).

Se voce colocar 5W30 e Ctba, tudo susse, agora no Rio de Janeiro é fatidico que ao longo prazo estará prejudicando o motor enormemente.

Depende muito da onde vc esta localizado.

Abs
Visite também:
www.jacj6.blogspot.com.br

Posted Image

#9 Pal

Pal

Membro Oficial

• Members
  • PipPipPipPip
  • 2635 posts

Posted 21 fevereiro 2012 - 00:10

No caso do oleo 5W30 é mais fino e acima de 30 graus perde um pouco a viscosidade prejudicando o motor (isso valido apenas numa primeira partida de motor frio).

Se voce colocar 5W30 e Ctba, tudo susse, agora no Rio de Janeiro é fatidico que ao longo prazo estará prejudicando o motor enormemente.

Depende muito da onde vc esta localizado.

Abs

Talvez por isso, a Nissan quis "se precaver" com um óleo para altas temperaturas (ambientais): 15W50 ou seja, na fase quente 50 é garantido, no? :lol:

#10 Leo Palermo

Leo Palermo

Heavy VIP

• Members
  • 102 posts
  • LocalizaçãoRJ

Posted 25 fevereiro 2012 - 14:38

Acabei de comprar uma Livina Xgear 2010, e vou colocar a manutenção em dia.

Começando pelo óleo... Achei confusa essa questão:

- No manual realmente menciona o uso do óleo "genuíno Nissan" 15W-50. Mas um óleo de viscosidade SAE5W-30 é recomendável para a economia de combustível.
Até onde eu sei o 15W-50 seria mineral e teria que ser trocado a cada 5.000km, e o SAE 5W-30 semi-sintético ou sintético e dura entre 10.000 km e 20.000km.

- No guia rápido, tem a especificação do óleo do motor apenas mencionando o SAE 5W-30, API SL ou SM.

Optei por colocar o óleo 100% sintético, o Lubrax VALORA, um API SL SAE 5W-30: http://www.br.com.br...pdf?MOD=AJPERES

Pretendo trocá-lo junto com o filtro a cada 10.000km.
O que vocês acham ?

#11 Mario Paciulo

Mario Paciulo

Membro

• Members
  • PipPip
  • 21 posts

Posted 23 maro 2012 - 06:44

O óleo usado pela Nissan nas Livinas 1.6 é o HX5 - 15/50 - da Shell (frasco amarelo) que no Makro custa R$ 11,00 o litro.
A recomendação da fábrica é a troca a cada 10.000km.

#12 Pal

Pal

Membro Oficial

• Members
  • PipPipPipPip
  • 2635 posts

Posted 23 maro 2012 - 22:13

Em ambos os casos, a Nissan "autoriza" 10 mil km, desde que sejam tipo estrada pois 10mil km em cidade a Nissan chama de "uso severo" e, nesse caso, a troca deve ser abreviada. No caso do mineral, aguenta no máx 6 meses. Eu colocaria semi-sintetico ou sintético puro, que certamente aguenta melhor os 10mil km.

#13 PangaDayWalker

PangaDayWalker

Membro Oficial

• Members
  • PipPipPipPip
  • 259 posts
  • LocalizaçãoCuritiba
  • Modelo:Apenas um fã

Posted 24 maro 2012 - 19:24

Nenhum oleo dura mais do que 6 meses. A partir do 6 mes, ele comeca a perder viscosidade.

Se voce gosta do seu carro nao economize, oleo troque a cada 6 meses sempre. :lol:

Abs
Visite também:
www.jacj6.blogspot.com.br

Posted Image

#14 cameks

cameks

Membro Oficial

• Members
  • PipPipPipPip
  • 431 posts

Posted 25 maro 2012 - 12:05

Será que vale a pena troca o óleo e filtro do livina aos 2.000 km ? Pelo que li no forum, o carro exige um certo amaciamento no periodo inicial.
Muitos comentam que a tecnologia apurada na fabricação das peças do motor, o amaciamento deixou de ser importante e desnecessário.
Porque será que a Nissan recomenda o amaciamento ?

#15 Pal

Pal

Membro Oficial

• Members
  • PipPipPipPip
  • 2635 posts

Posted 25 maro 2012 - 23:24

Não vale a pena pois foi projetado para ser trocado no tempo especificado, de outra forma o manual seria taxativo em uma primeira troca "prematura" o que não ocorre !
Como colocado, trocar o oleo + filtro a cada 06 meses é o ideal !
abs

#16 cameks

cameks

Membro Oficial

• Members
  • PipPipPipPip
  • 431 posts

Posted 30 maro 2012 - 19:49

Chegou !! Peguei minha Livina ano fab 2012 / ano mod 2013.
O óleo recomendado no manual do proprietário é API SM SAE 10W-40, acho que deve ser sintético pela especificação, ou será que existe mineral "API SM" ?
No manual diz: òleo de motor genuíno Nissan, a impressão do manual foi feita em fev/2012.

Abraços.

#17 Frank

Frank

Novato

• Members
  • Pip
  • 9 posts

Posted 07 maio 2012 - 11:20

Olá Pessoal?

Troquei o óleo e filtro de minha Livina, comprei 5 lts de óleo Shell Helix Ultra E 5w30. Troquei em uma loja especializada em óleo e trocas de óleo, porem sobrou cerca de 0,5 litro e na vareta aparece no nível, qual a quantidade correta 4,5 ou 5 lts?

Obrigado

#18 Frank

Frank

Novato

• Members
  • Pip
  • 9 posts

Posted 07 maio 2012 - 11:26

Olá Pessoal?

Troquei o óleo e filtro de minha Livina, comprei 5 lts de óleo Shell Helix Ultra E 5w30. Troquei em uma loja especializada em óleo e trocas de óleo, porem sobrou cerca de 0,5 litro e na vareta aparece no nível, qual a quantidade correta 4,5 ou 5 lts?

Obrigado

esqueci de mencionar, é uma Livina 1.8 aut.

#19 cameks

cameks

Membro Oficial

• Members
  • PipPipPipPip
  • 431 posts

Posted 07 maio 2012 - 20:25

Oi Frank ! Acho que voce comprou uma especificação diferente da indicada pelo fabricante. Isso pode causar problemas na lubrificação do motor, por ser um óleo bem mais fino.
Tenho uma livina 1.8 Aut 2012/2013, também não sei se existe diferença para modelos anteriores. É bom averiguar isso com atenção.
Não esqueça, troca de oleo mineral para oleo sintético é obrigatório a substituição do filtro de óleo.

Abraços.

ps: com relação ao nivel de oleo, deve ser checado na vareta (motor frio) para não ultrapassar o limite máximo.
É bom ver isso pela manhã, antes de ligar o motor.

#20 Frank

Frank

Novato

• Members
  • Pip
  • 9 posts

Posted 08 maio 2012 - 11:03

Olá Cameks,

Valew pelas dicas!

A respeito do óleo, comprei o especificado no manual do Livina 1.8 aut. 2010 onde indica o 15W50 e também que "pode ser utilizado o 5w30 para economia de combustível" (esperando a economia)

liguei p/ css e informaram que é utilizado 4,4 lts de óleo no motor do Livina 1.8

Abraço

0 usuário(s) estão lendo este tópico

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)