Jump to content

Photo

Comparativo Nissan Versa Sedan X Toyota Corolla

• Please log in to reply
7 respostas para este tópico

#1 Calvin

Calvin

Membro

• Members
  • PipPip
  • 27 posts
  • LocalizaçãoSão Paulo, SP
  • Modelo:Versa

Posted 10 maio 2012 - 16:42

*
POPULAR

Comparativo Nissan Versa Sedan X Toyota Corolla

Isso mesmo, você não leu errado. Farei um comparativo entre o Versa e o Corolla.

Antes que o prezado leitor comece a pensar que sou maluco, cabe o esclarecimento de que estou ciente do fato do Corolla ser um carro de categoria superior ao Nissan Versa. Também estou ciente da diferença de preços e do fato de um comparativo como este não parecer fazer qualquer sentido. Mas peço que leia o restante do texto antes de tirar conclusões quanto à minha sanidade mental.

O que me levou a escrever este breve comparativo foi expor/levantar alguns aspectos do mercado brasileiro de automóveis que ficam evidênciados ao compararmos carros de categorias diferentes que possuem políticas de preços também diferenciadas.
Nos últimos anos a categoria de sedan médio tem sido a mais disputada pelas montadoras no Brasil. Ouvimos repetidas vezes que o interesse das montadoras por este setor deve-se à margem maior que elas tem com esses veículos. Mas você já parou para pensar quanto isto significa? Que o fato de pagarmos muitos tributos não necessariamente justifica o preço final dos carros vendidos por aqui?
Pois é, essas e outras questões habitam meu subconsciente a tempos.

Resolvi então avaliar um pouco mais o caso e acabei por fazer um comparativo entre os dois veículos aqui citados. O Corolla por ser o carro mais vendido no Brasil entre os sedans médios. O Versa por ser um sedan "pequeno" que foi desenvolvido para ser um carro global mas com a disputa do mercado norte americano como prioridade. Isto permite fazermos comparações com uma realidade de outro país (já que o Corolla também é vendido nos EUA).

IMPORTANTE

1. Este comparativo não objetiva concluir qual a melhor opção de compra, muito menos qual o melhor carro;
2. Não estou procurando esgotar o assunto, nem mesmo preocupado com aspectos subjetivos (o Nissan é feio na visão de muitos, mas garanto que os americanos tem opiniões divergentes);
3. Elencarei especificações dos dois veículos de forma comparativa para que o leitor possa se informar e, eventualmente, tirar suas próprias conclusões.

Primeiramente, algumas perguntas retóricas para provocar reflexões:

- Você sabia que o Corolla básico custa apenas 1% mais do que o Versa topo de linha no mercado norte-americano? Você sabia que essa diferença no Brasil é de 45%?
As configuração não são exatamente as mesmas nos dois mercados, mas acredite quando eu digo ... o que explica essa diferença no Brasil esta muito menos relacionado às especificações dos carros e muito mais à política de preços das montadoras.

- Você sabia que o sobrepreço de veículos fabricados no México e vendidos no Brasil não seguem uma lógica de preço racional?
Veja a seguinte tabela comparando veículos de mesma geração e de marcas diferentes vendidos tanto nos EUA quanto no Brasil:

Veículos______Preço USA______Preço Br.______Indice
Fiat 500______R$ 30,93k______R$ 43,84k______1,42
Versa SV______R$ 29,96k______R$ 40,89k______1,36
N Fiesta______R$ 28,27k______R$ 48,70k______1,72
VW Jetta______R$ 33,12k______R$ 65,76k______1,99
Corolla_______R$ 32,13k______R$ 63,57k______1,98

* foi considerado custo de frete de U$ 780,00 para os veículos vendidos nos EUA, pois no preço do Brasil o frete é incluso.
** Foram considerados os preços de versões similares dos veículos como referência.
*** Considerada taxa de câmbio de 1,90 reais por dólar americano.

O "Indice" obtido na tabela acima é um número referência que deveria sofrer pequena variação devido apenas às diferenças entre as versões dos carros vendidas nos EUA em comparação ao Brasil. Via de regra, essas variações são semelhantes e favoráveis à versão americana em todos os modelos o que tenderia para um indice constante.
Lembra a questão sobre a margem de lucro dos sedans médios no Brasil que levantei no início deste texto? Pois é...

- Você já percebeu que após ter consolidado sua marca no Brasil, os preços dos novos veículos da Hyundai estão chegando sem a mesma relação custo/benefício de antes?

Bom, as perguntas são centenas então melhor interrompe-las e seguir para o comparativo em si.

Toyota Corolla XLi 1.8 (manual)
R$ 63.570,00

vs.

Nissan Versa SL 1.6
R$ 43.890,00

Conjunto Mecânico

Não há duvidas que o motor 1.8 de 144cv e o câmbio manual de seis marchas do Corolla são superiores ao 1.6 de 111cv e câmbio de 5 marchas do Versa. Por se tratarem de veículos de categorias diferentes é natural que assim fosse.
Interessante observar, no entanto, o reflexo nas medições de desempenho. Como o motor do Corolla carrega mais peso, os números de aceleração (0-100 em 11,8s), consumo (média de 10,1 km/l) e velocidade máxima (185 km/h) não são superiores aos do Versa que com seu motor com comando de válvulas variável, dois bicos de injeção por cilindro e bloco de alumínio faz 0-100 em 10,9s, consome os mesmos 10,1 km/l (há relatos de que o consumo seja ainda melhor) e tem velocidade final de 189 km/h.
Importante observar que a longa quinta marcha do Versa não consegue entregar o mesmo conforto do Corolla em altas velocidades.

Percebe-se que os conjuntos foram bem dimensionados para os dois carros. Entregam desempenho razoável e bons números de consumo.

Acabamento e Vida a Bordo

Neste quesito fica evidente que os carros são de categorias diferentes. Embora espartano, como todo Corolla, o painel, acabamento e ergonomia do sedan da Toyota recebe melhor seus ocupantes quando comparado com o Versa. Por sinal, este último leva as últimas consequências o significado da palavra espartano sem, no entanto, comprometer a construção e qualidade das peças utilizadas.

É neste quesito que os carros se diferenciam de fato, cabe o consumidor avaliar se vale pagar o preço pedido em troca.

Dimensões e Espaço Interno

Os dois carros possuem o mesmo entre eixos (2,60m) e capacidade do porta malas muito próxima (470 litros no Toyota e 460 no Nissan).
Se por um lado as dimensões externas do Corolla são maiores (CxLxA de 4,54x1,76x1,48 no Corolla e 4,45x1,70x1,51 no Versa), isto não se reflete claramente no espaço interno. O espaço para a cabeça de quem vai a frente e das pernas de quem vai atrás indicaria superioridade das dimensões para o Versa. Por outro lado, o espaço para cabeça no banco traseiro do Corolla é superior e três adultos não sofrem com espaço para os ombros como em seu conterrâneo nipônico.

O fato é que os carros possuem muito mais semelhanças do que a princípio imaginaríamos e não há como concluir em definitivo quem se sai melhor. Mas o tanque de combustível de apenas 41 litros do Versa chega a ser vergonhoso frente aos 60 litros do Corolla!

Lista de Equipamentos

Ambos possuem air bag duplo, direção elétrica, ar condicionado manual, trio elétrico, banco do motorista com regulagem de altura manual, abertura interna da tampa do combustível e porta malas, computador de bordo, cd player com mp3, conexão para ipod, entrada auxiliar e quatro alto falantes, entre outros equipamentos.
Com tantas semalhanças, fica mais fácil nos atermos na avaliação das diferenças entre os dois veículos. E aqui as supresas não são poucas.

C____V____Equipamento
ñ____s____ABS com EBD e BA
s____ñ____Freio traseiro a disco
ñ____s____Pontos de ancoragem para cadeiras infantis (ISOFIX)
ñ____s____Travamento automático das portas ativado pelo movimento do veículo
ñ____s____Cinto de segurança traseiro central de 3 pontos
s____ñ____Coluna de direção com regulagem de profundidade
s____ñ____Descansa-braço central dianteiro
ñ____s____Para-sol motorista com espelho cortesia
ñ____s____Rodas de liga leve
ñ____s____Farol de neblina
s____ñ____Vidros verdes/Para-brisa com faixa dégradé
ñ____s____Banco traseiro bipartido 60/40

C = Corolla
V = Versa

Chega a ser vergonhoso para o Corolla observar a vantagem que o Versa leva neste quesito. E observem que estamos comparando carros de montadoras com mesmo nível de confiabilidade, devidamente estabelecidas no mercado mundial e, não por acidente, de origem japonesa (com todos os prós e contras que isto possa significar).

Como eu havia introduzido, minha intenção não era de escolher a melhor opção de compra entre os dois modelos. Este comparativo visa apenas ilustrar algumas questões que passam desapercebidas no dia a dia.

Demonstrado fica que o melhor a fazer quando for comprar um veículo é procurar se informar ao máximo. Do contrário as montadoras seguirão precificando seus veículos de forma arbitrária e o consumidor brasileiro nunca deixará de pagar um preço injusto pelo mesmo produto vendido no exterior. Ou alguém acredita fielmente que não há espaço para redução de preços de alguns veículos do nosso mercado?

Também não quero comparar esta ou aquela marca, pois creio que a questão é generalizada. A mesma Nissan que vende o Versa por 40% a mais no Brasil em comparação aos EUA (fator justificado pela nossa carga tributária), manteve o Sentra com um fator de quase 2 (100% a mais no Brasil) por muito tempo (devendo voltar a acontecer quando chegar a nova geração).
Toyota e Honda ainda não entraram no mercado de veículos compactos brasileiro após anos de presença em nosso território. Isto somado ao fato de possuírem veículos desse porte em outros mercados me leva a concluir que ainda não estão dispostas a reduzir suas margens em uma categoria que já esta mais madura no país.
As quatro grandes (VW, GM, Fiat e Ford) mantém carros desatualizados como forma de garantir margens sem precisar majorar seus preços.
E poderíamos seguir dando exemplos diversos de anomalias da nossa realidade.

Resumindo, consumidor informado toma melhores decisões e provoca mudanças no mercado durante o processo!!! Faça parte dessa dinâmica!

Gostou do post? Clique no sinal de + à direita ===============>>>
  • RicardoTH, Toledo, Ronny and 10 others like this

#2 Walison

Walison

Membro

• Members
  • PipPip
  • 16 posts

Posted 10 maio 2012 - 19:41

Eu sempre que pesquiso pelo carro procuro saber o preço que ele está sendo negociado fora do Brasil.

Aqui em casa mesmo comento que o Corolla aqui no Brasil não deveria ser mais que R$ 45.000,00. Esse preço já incluindo todos os custos possíveis incluindo impostos, ou vocês acham que os EUA não cobram impostos também? E o carro lá o top custava na época que pesquisei U$$ 18.900,00.

Mas a culpa disso tudo também é do governo e de nos mesmos.

Do governo porque protege essas quatro montadoras (VW, GM, Fiat e Ford) aqui estabelecida. Veja só o exemplo da taxação em 30% dos veículos importados. E nossa porque compramos e quando chega novidades teoricamente superiores logo ficamos com o pé atrás e optamos logo pelas carroças nacionais.

Não tirando completamente a razão do governo, pois, afinal quem gera empregos (e muitos empregos) são essas empresas, mas, não deveria exagerar tanto na taxação. Deveria sim reunir essas montadoras e exigir delas carros com um padrão de qualidade bem superior e com preços justos.

Também nunca deixo de comentar que quem acabou salvando as montadoras americanas com aquela crise nos EUA fomos nós brasileiros, pois, a Ford e a Chevrolet estavam falidas, mas, alguém leu a reportagem dos lucros que as montadoras registraram no Brasil naquele exato momento?

http://carros.uol.co...or-em-2011.jhtm

A crise foi em 2010, mas, todo mundo sabe que o impacto é visto no ano seguinte.

Tiveram outros números mais exorbitantes, mas, pesquisando aqui não encontrei.

Mas o fato é que aqui no Brasil somos explorados severamente e ninguém faz nada quanto a isso.

Estipularam regras para os carros que serão produzidos no Brasil até 2016. Já estou até imaginando o preço do carro popular no Brasil depois que todas as regras forem aplicadas. Gol básico a R$ 50.000,00 apesar de já está quase chegando a isso.

Até mais a todos!
  • Calvin likes this

#3 Calvin

Calvin

Membro

• Members
  • PipPip
  • 27 posts

Posted 10 maio 2012 - 21:47

Se tem um culpado, é o consumidor brasileiro. Na Europa a carga de impostos também é muito alta, porém você não vê as mesmas discrepâncias que temos aqui. Eles também pagam bem mais caro do que os americanos, mas exigem respeito e coerência dos fabricantes.

De fato, o mercado europeu é muito mais parecido com o brasileiro do que o americano. Isto vale inclusive quando avaliamos os modelos de carros vendidos no velho continente.

Enquanto aceitarmos o sobrepreço imposto pelas montadoras, continuaremos sendo tratados como idiotas ... por que é o que somos, em última analise.

A Volkswagen cobra o que quer por seus carros e só vê seus números crescerem ano após ano. A GM praticamente abandona o desenvolvimento de carros no Brasil e nós continuamos comprando seus veículos. Os exemplos são muitos.

Para mim, o caso mais exemplar de como somos imaturos como consumidores é o que a Hyundai fez em menos de uma década (desde que a Caoa assumiu a frente dos negócios no Brasil). Apresentou alguns carros com excelente custo/benefício (Tucson, Azera), conseguiu estabelecer sua marca e aos poucos foi testando o mercado.
Quem não se lembra de quando ela deixou "vazar" no mercado informações do i30 para ver qual seria a reação dos consumidores. Todo mundo ficou interessado e eles perceberam que poderiam cobrar mais caro do que anunciaram e aumentar a margem que vinham praticando até então.
Dai em diante passaram a precificar seus veículos com margens cada vez maiores e só viram sua participação crescer no mercado. Hoje um Hyundai Elantra custa mais do que um Toyota Corolla, Honda Civic e muitos outros de seus concorrentes. E não venham me dizer que foi devido ao aumento do IPI para carros importados, pois essa postura da Hyundai é anterior a este fato.

Eu não culpo governo nem montadoras. O negócio dos fabricantes é obter lucro e seus funcionários devem trabalhar para maximizá-lo.
Basta deixarmos de comprar carros Volkswagen, por exemplo, que eu garanto que os preços caem. Acho a volks o melhor exemplo, pois é inacreditável os preços praticados por eles. Para exemplificar, alguém consegue me explicar como um Fiesta Sedan 1.6 completo com Air Bag duplo, freios ABS, rodas de liga leve, fárois de neblina e tudo mais que o carro oferece pode ser comprado pelo mesmo preço que um Fox 1.0 sem todos os opcionais citados?!?
Fonte:
Fiesta SEE3 por R$ 36.490,00 em 10/05/2012 conforme http://carsale.uol.c...ado/mega-oferta
Não há explicação. Assim como não dá para explicar como o Fox vende duas vezes mais que o fiesta.

Culpado é o consumidor!

Quando pararmos de culpar os outros e começarmos a exigir o que entendemos como justo, estou certo que essa realidade mudará.
  • Kraken likes this

#4 Aedabes

Aedabes

Heavy VIP

• Members
  • 122 posts

Posted 11 maio 2012 - 17:16

Muito boa a sua iniciativa. Os dados apresentados confirmam que o Versa apresenta a melhor relação custo-benefício no mercado brasileiro.

#5 Calvin

Calvin

Membro

• Members
  • PipPip
  • 27 posts

Posted 21 maio 2012 - 18:38

Há boatos de que a Toyota esta por lançar o Yaris no Brasil. Nos EUA ele compete diretamente com o Versa, Fit e New Fiesta.

Em se confirmando, vamos ver por quanto ele será vendido?!
Imagino que será próximo a New Fiesta e Honda Fit, mas não custa nada ficar na torcida. Se seguissem o exemplo da Nissan seria muito positivo!

#6 Calvin

Calvin

Membro

• Members
  • PipPip
  • 27 posts

Posted 25 maio 2012 - 22:41

Com a Chevrolet anunciando o Sonic na mesma faixa de preços de Ford New Fiesta e Honda Fit/City fica difícil acreditar que a Toyota não siga o mesmo caminho com o Yaris!

Bom, é uma pena. Parece que o Brasil continuará sendo o paraíso das margens altas para as montadoras por algum tempo ainda... :angry:

#7 FelipeNS

FelipeNS

Membro

• Members
  • PipPipPipPip
  • 201 posts
  • LocalizaçãoSão Paulo - SP

Posted 27 maio 2012 - 22:50

Quase certeza que vão seguir o mesmo caminho e o Yaris vai sair mais de R$ 50 mil... Um absurdo!

Dizem por aí que a Dilma vai abrir a "caixa preta" das montadoras e reduzir o lucro absurdo... difícil de acreditar!

Abraços
Felipe N. Silva
Versa 1.6 16V SL Cinza Titanium 2011/2012

Sem customizações, quer ver??? Clique aqui!

Regras para boa utilização do fórum (CLIQUE AQUI) - No mais, o bom senso também prevalece sempre...

#8 Calvin

Calvin

Membro

• Members
  • PipPip
  • 27 posts

Posted 29 maio 2012 - 15:43

Pois é. Difícil acreditar que alguém abra essa caixa preta.

Mas também era difícil imaginar em uma queda do spread bancário e esta acontecendo. De fato, se alguém me perguntasse a dois meses atrás eu diria ser mais difícil mexer com os bancos do que com as montadoras... Quem viver, verá.

Por ora, nos resta observar a vinda dos "Yaris e Accents da vida" por valores acima dos R$ 50 mil. Na faixa dos 35k-40k só lançamentos com mecânica fraca e atrasada (Chevrolet Cobalt), projetos de 10 anos atrás ou veículos pelados. O Versa parece ser, na minha opinião, uma raríssima exceção!

0 usuário(s) estão lendo este tópico

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)