Jump to content

Photo

Óleo - Troca/Marca/Modelo/Preços

• Please log in to reply
105 respostas para este tópico

#1 CarlosP

CarlosP

Membro

• Members
  • PipPip
  • 10 posts
  • LocalizaçãoSão Paulo - SP
  • Modelo:Versa

Posted 14 maio 2012 - 21:20

Pessoal, boa noite.

Peguei meu Versa SL em uma concessionária em SP em Janeiro/12.

O rapaz que fez a entrega do carro 'grampeou' um papel no Manual de Garantia e Manutenção com os seguintes dizeres:

"1ª troca de óleo com 5.000 km ou 6 meses - usar óleo mineral 15W50 Shell"

Até aí tudo bem, nada de mais fazer a 1ª troca com 5000. Pois bem, levei o carro para fazer a 1ª troca conforme orientado, na ocasião eu questionei se somente a primeira troca deveria ser com 5.000 e as demais com 10.000 junto com as revisões, e a resposta do Chefe da Oficina mesmo sem saber em que condições eu uso o carro, foi que o óleo do Versa e do March devem ser trocados a cada 5.000 km.

Aos proprietários do Versa, vocês receberam alguma orientação nesse sentido? o que acham disso?

OBS. me cobraram R$ 220,0 pela troca do óleo e filtro.

Abraço.

#2 Tanto

Tanto

Heavy VIP

• Members
  • 146 posts
  • LocalizaçãoJaú/SP

Posted 14 maio 2012 - 21:37

O vendedor me faliou a mesma coisa na entrega: "primeira revisão com 5000km. Só troca o óleo e dá uma verificada no carro". Eu nao questionei ele no dia pq eu não me toquei que era só com 10000km.

#3 ClaudioS

ClaudioS

Membro Oficial

• Members
  • PipPipPipPip
  • 1024 posts
  • LocalizaçãoMA
  • Modelo:March

Posted 14 maio 2012 - 23:22

Pessoal, boa noite.

Peguei meu Versa SL em uma concessionária em SP em Janeiro/12.

O rapaz que fez a entrega do carro 'grampeou' um papel no Manual de Garantia e Manutenção com os seguintes dizeres:

Até aí tudo bem, nada de mais fazer a 1ª troca com 5000. Pois bem, levei o carro para fazer a 1ª troca conforme orientado, na ocasião eu questionei se somente a primeira troca deveria ser com 5.000 e as demais com 10.000 junto com as revisões, e a resposta do Chefe da Oficina mesmo sem saber em que condições eu uso o carro, foi que o óleo do Versa e do March devem ser trocados a cada 5.000 km.

Aos proprietários do Versa, vocês receberam alguma orientação nesse sentido? o que acham disso?

OBS. me cobraram R$ 220,0 pela troca do óleo e filtro.

Se vc não solicitou ou não fizeram mais nada, pagou sobrepreço pela revisão.... isso foi o que paguei na revisão do March e com rodizio de pneus, alinhamento e balanceamento incluso (eu solicitei esses serviços).

Se não me engano March/Versa tem os mesmos valores tabeados de revisão, e a 1ª revisão é R$ 149.

Também botaram esse óleo SL 15W50 mineral no meu 1.6.

#4 mrb

mrb

Membro Oficial

• Moderators
  • 2322 posts
  • LocalizaçãoSP
  • Modelo:Tiida

Posted 15 maio 2012 - 00:37

Estou P... com a NISSAN referente a revisão.

No meu caso, revisão de 6 meses sendo que o carro esta com 3200Km, iriam cobrar 152 reais de peças + 220 de mão de obra para trocar óleo, filtro de óleo, filtro de combustível, WD-40 em algumas partes e calibrar os pneus.

Na CSS que comprei a pessoa que entrega o veículo escreveu a caneta óleo SHELL 15W50.

Fui me informar sobre a tal revisão e realmente iriam colocar SHELL HX5 15W50

Só que no manual esta restrito somente: óleo genuíno NISSAN SAE 5W30 API SM ILSAC, GF-3, ou GF-4
Bem questionei que queria seguir a risca o manual e não colocaria outro óleo.
Resposta: Não tem como a CSS colocar outro óleo a não ser o HX5 fornecido pela SHELL.
Indaguei se teria alguma carta de correção do manual ou algum TN da nissan informando tal alteração. NADA :huh:

Entrei em contato com o SAC e olha o absurdo da resposta:
A NISSAN recomenda o óleo GENUÍNO NISSAN 5w30 de viscosidade igual ou superior podendo ser usado o 15w50 SHELL uma vez que a Shell é a mesma fabricante do óleo GENUÍNO NISSAN e é superior ao recomendado.

Quando que um óleo 15W50 SL é superior a qualquer óleo 5W30 SM?
Enviei 3 e-mail para a SHELL e ate hoje não obtive resposta sobre o porque só disponibilizam 15W50 para a NISSAN e um laudo confirmando que é superior mesmo ao 5W30 SM :angry:

Eu fiz a revisão por minha conta mesmo. Comprei o filtro de combustível, filtro de óleo e arruela na concessionária NISSAN com Nota fiscal. Comprei 5 litros do óleo 5W30 SM em uma loja com Nota fiscal. Vou guardar as notas com a data da compra dentro do prazo da revisão de 6 meses junto com o livro de revisões. Ai a garantia vai ser na briga de advogados :huh:
Gastei 13 reais no filtro de comb, 20 reais no filtro de óleo, 3 reais na arruela e 125 reais em 5 litros de óleo 5W30 SM.

Obs: Ao drenar o óleo do veiculo verifiquei que o óleo original era fino igual ao 5W30 confirmando o que esta descrito no manual.

No caso do Xgear esta descrito no manual que se usar 5W30 há economia de combustível. O mesmo motor MR18DE!

#5 bolinha

bolinha

Membro

• Members
  • PipPip
  • 25 posts

Posted 15 maio 2012 - 10:04

mrb, fica uma dica: siga sempre o ue está recomendado no manual da fábrica, pois é ela quem irá te segurar em caso de danos no veículo coberto pela garantia. Portanto, esqueça as "orientações" do vendedor,pois aqui no Brasil todos sabemos como agem a maioria dos vendedores. Ao fazer as revisões e trocas de peças e óleo/filtros, voce não precisa comprar da concessionária, voce pode adquirir os produtos em outros locais bem mais em conta, e eles terão que fazer e troca/revisão com o material que vc adquiriu, isso é lei, portanto vc está coberto pelo código de defesa do consumidor, procure ver esses detalhes no código pela internet mesmo, ou adquira um exemplar e ande sempre com ele no carro ou consigo em alguma bolsa etc....custa barato (paguei R$7,00 no exemplar de bolso)e vai te dar boas dicas e te tirar de algum sufoco, não só com o carro, mas com as questões do dia a dia.não aceite imposições de vendedores safados,esfregue o código nas fuças dele, brigue por seus direitos!!!!!! Repito, na dúvida, siga sempre o que está escrito no manual, que é o que te garante a fábrica!!!

Editado por Danilo Casarim, 15 maio 2012 - 12:44 .
Não use quote se for responder o assunto anterior!

• Siepmann likes this

#6 Ronny

Ronny

Heavy VIP

• Members
  • 134 posts
  • LocalizaçãoSalvador-BA

Posted 15 maio 2012 - 17:37

Mas a primeira revisão não é R$ 149 já incluso o serviço de troca de oleo/filtro?
Nissan Versa SV Preto 2012/2013
Frisos Cromados nos Vidros
Frisos laterais preto
Central Multimídia M1
Soleiras
Sensor de Estacionamento
www.ronnyrolim.com.br

#7 Ronny

Ronny

Heavy VIP

• Members
  • 134 posts
  • LocalizaçãoSalvador-BA

Posted 15 maio 2012 - 17:47

é, tem aqui no site:

http://www.nissan.co.../versa/servicos

1ª Revisão: 10.000 KM
Incluso: Óleo do Motor, Anel de vedação do parafuso do cárter, Filtro de Óleo, Filtro de Combustível

muito bom o preço e não tem nada que cobrar mais caro, talvez cabe pegar as NF dos valores pagos e mandar pra Nissan...
Frisos laterais preto
Central Multimídia M1
Soleiras
Sensor de Estacionamento
www.ronnyrolim.com.br

#8 mrb

mrb

Membro Oficial

• Moderators
  • 2322 posts
  • LocalizaçãoSP

Posted 15 maio 2012 - 20:16

Olha que na tabela tem o preço das peças + 1 hora de mão de obra. As peças é quase igual entre as CSS mais essa uma hora que eles enfiam a faca :angry:
Tem CSS que ficava perto dos 400 reais essa primeira revisão. :(

Troquei eu mesmo tudo e não gastei 30 minutos. Custo total das peças 161 reais sendo que coloquei óleo 5W30 SM que é quase o dobro do preço do HX5 da SHELL.

#9 Ronny

Ronny

Heavy VIP

• Members
  • 134 posts
  • LocalizaçãoSalvador-BA

Posted 15 maio 2012 - 22:35

mrb,

ainda não entendi porque cagas dágua você pagou isso tudo e ainda por fora se a revisão tem custo fixo de R$ 149 e já com a troca de oleo inclusa.
Frisos laterais preto
Central Multimídia M1
Soleiras
Sensor de Estacionamento
www.ronnyrolim.com.br

#10 mrb

mrb

Membro Oficial

• Moderators
  • 2322 posts
  • LocalizaçãoSP

Posted 15 maio 2012 - 23:06

Ronny qual CSS você consegue pagar somente esse valor? :o

Rodei diversas aqui em SP e todas cobram o valor FIXO(152,00) de peças tabelado pela NISSAN + valor variável(200,00 a 300,00) da hora homem.

#11 DaniloNC

DaniloNC

Usuário

• Members
  • PipPipPipPip
  • 1250 posts

Posted 16 maio 2012 - 00:02

Pelo site da Nissan, a primeira troca de óleo do Versa é somente com 10.000km ou 6 meses
Revisões a cada 10.000km ou 12 meses.
1 revisão não é cobrada mão de obra (R$149,00)

Nissan Versa - Revisão Preço Fechado (Clique aqui)
COMPROMISSO/COMPARATIVO/REVISÃO PREÇO FECHADO/PACOTE PREÇO FECHADO

1 - O Preço Fechado de Revisão Nissan é válido até 31/08/2012 e contempla a inspeção de várias peças e troca de componentes conforme o Manual do Proprietário. Na primeira revisão a mão de obra é gratuita e nas demais a mão de obra já está incluída no preço da tabela.As revisões deverão ocorrer a cada 10.000km ou 12 meses (o que ocorrer primeiro). Para consultar os itens que compõem sua revisão verifique o Manual do Proprietário ou entre em contrato com o SAC Nissan - 0800 11 1090. Condições válidas para veículos de uso particular, para mais informações consulte o Manual do Proprietário. A troca de óleo deverá ser realizada a cada 6 meses ou 10.000km (o que ocorrer primeiro). O fluído de freio deverá ser substituído a cada 24 meses. Após 31/08/2012 o Preço Fechado de Revisão Nissan poderá sofrer alteração. ATENÇÃO: O Preço Fechado de Revisão Nissan não inclui itens de desgaste natural nem é válido para veículos utilizados em condições severas, que devem seguir o plano de manutenção conforme o Manual do Proprietário.
VERSA SL Cinza Titanium 1.6 16v

Posted Image Tenho modificações -> (ver meu carro)

[hr]Regras para boa utilização do fórum (CLIQUE AQUI) - No mais, o bom senso também prevalece sempre...[hr]

#12 ClaudioS

ClaudioS

Membro Oficial

• Members
  • PipPipPipPip
  • 1024 posts
  • LocalizaçãoMA

Posted 16 maio 2012 - 00:35

No meu caso, revisão de 6 meses sendo que o carro esta com 3200Km, iriam cobrar 152 reais de peças + 220 de mão de obra para trocar óleo, filtro de óleo, filtro de combustível, WD-40 em algumas partes e calibrar os pneus.

Na CSS que comprei a pessoa que entrega o veículo escreveu a caneta óleo SHELL 15W50.

Só que no manual esta restrito somente: óleo genuíno NISSAN SAE 5W30 API SM ILSAC, GF-3, ou GF-4
Resposta: Não tem como a CSS colocar outro óleo a não ser o HX5 fornecido pela SHELL.
Indaguei se teria alguma carta de correção do manual ou algum TN da nissan informando tal alteração. NADA :huh:

Posted Image Posted Image

Como já falaram ai, as revisões do March/Versa têm custo tabelado, e a 1ª custa R$ 149.

Quanto ao fato de ser óleo 15W50 ou 5W30 é inegável que o segundo, por ser sintético é um pouco melhor pra saúde do motor 1.6, mas se tá especificado que o mineral serve, esse óleo também pode ser usado... eu também questionei o fato de terem colocado óleo mineral e não o sintético no meu carro, o consultor da revisão me deu a mesma resposta que a sua: essa especificação consta no manual e pode ser usada.

A NISSAN recomenda o óleo GENUÍNO NISSAN 5w30 de viscosidade igual ou superior podendo ser usado o 15w50 SHELL uma vez que a Shell é a mesma fabricante do óleo GENUÍNO NISSAN e é superior ao recomendado.

Enviei 3 e-mail para a SHELL e ate hoje não obtive resposta sobre o porque só disponibilizam 15W50 para a NISSAN e um laudo confirmando que é superior mesmo ao 5W30 SM :angry:

Eu fiz a revisão por minha conta mesmo. Comprei o filtro de combustível, filtro de óleo e arruela na concessionária NISSAN com Nota fiscal. Comprei 5 litros do óleo 5W30 SM em uma loja com Nota fiscal. Vou guardar as notas com a data da compra dentro do prazo da revisão de 6 meses junto com o livro de revisões. Ai a garantia vai ser na briga de advogados :huh:
Gastei 13 reais no filtro de comb, 20 reais no filtro de óleo, 3 reais na arruela e 125 reais em 5 litros de óleo 5W30 SM.

Obs: Ao drenar o óleo do veiculo verifiquei que o óleo original era fino igual ao 5W30 confirmando o que esta descrito no manual.

No caso do Xgear esta descrito no manual que se usar 5W30 há economia de combustível. O mesmo motor MR18DE!

Sem querer criar polêmica, mas quando se faz a revisão desse jeito, por conta própria fora da Nissan, a garantia não é invalidada?? (pois o manual não seria carimbado oficialmente pela css)??  

#13 Ronny

Ronny

Heavy VIP

• Members
  • 134 posts
  • LocalizaçãoSalvador-BA

Posted 16 maio 2012 - 10:57

mrb,

O preço de R$ 149 para a primeira revisão com a troca de oleo inclusa está no site da Nissan.
Frisos laterais preto
Central Multimídia M1
Soleiras
Sensor de Estacionamento
www.ronnyrolim.com.br

#14 Adriano

Adriano

Usuário VIP

• Members
  • 78 posts
  • LocalizaçãoRio de Janeiro

Posted 16 maio 2012 - 11:21

alinhamento, balanceamento e rodízio é pago por fora ou também está dentro dos 149?
O branco no preto

#15 mrb

mrb

Membro Oficial

• Moderators
  • 2322 posts
  • LocalizaçãoSP

Posted 16 maio 2012 - 11:44

mrb,

O preço de R$ 149 para a primeira revisão com a troca de oleo inclusa está no site da Nissan.

Ha isso é um caso específico do versa. :rolleyes:
No meu caso do TIIDA hatch não tem essa promoção de primeira revisão sem mão de obra.

#16 Ronny

Ronny

Heavy VIP

• Members
  • 134 posts
  • LocalizaçãoSalvador-BA

Posted 16 maio 2012 - 13:21

alinhamento, balanceamento e rodízio é pago por fora ou também está dentro dos 149?

Nas reviões estão inclusas apenas a troca de oleo/filtro e uns detalhes lá, precisas ver no site.

Alguns outro serviços tem preço fixo no site da Nissan.
Frisos laterais preto
Central Multimídia M1
Soleiras
Sensor de Estacionamento
www.ronnyrolim.com.br

#17 mrb

mrb

Membro Oficial

• Moderators
  • 2322 posts
  • LocalizaçãoSP

Posted 16 maio 2012 - 16:57

Agora sim recebi a resposta da SHELL. Aliais resposta que não responde tecnicamente a pergunta que fiz.

"Prezado, boa tarde.

A Nissan recomenda há mais de 6 anos, para todos o motores Otto, o uso de Nissan Motor Oil 15W50, API SL, que é testado e aprovado e atende todos os requisitos de técnicos dos motores em questão e da temperatura ambiente do Brasil.

Atenciosamente / Atentamente,
Technical Help Desk Shell Brasil Petróleo Ltda."

Uhum, porque tem CSS usando 10W40? :unsure:
Ainda bem que não usei SHELL e nunca pretendo usar. :P

#18 ClaudioS

ClaudioS

Membro Oficial

• Members
  • PipPipPipPip
  • 1024 posts
  • LocalizaçãoMA

Posted 16 maio 2012 - 21:39

Não tá não.... é cobrado por fora (paguei R$ 60).
Dá uma olhada no meu post anterior e nas imagens anexas tem o que é cobrado e o que tá incluso nas revisões.... tirei do site da Nissan, dá pra ver lá também na seção do March e do Versa.

http://www.nissan.co...ersa%2Fservicos
http://www.nissan.co.../march/servicos

#19 FelipeNS

FelipeNS

Membro

• Members
  • PipPipPipPip
  • 201 posts

Posted 18 maio 2012 - 12:29

Pessoal,

Acabei de agendar a primeira revisão do meu versa e um dos questionamentos foi o lubrificante de motor utilizado.

A consultora Tani, da Nissan Sinal Japan Aricanduva, me informou que utilizam no motor 1.6 (HR16DE)lubrificante 5W30.

Prestem atenção, pois pode ser de ccs para ccs essa mudança.

Lembrando que é bom não misturar as bases do lubrificante, ou seja: Se está semi-sintético no cárter, não pode colocar um lubrificante de base mineral... Para realizar isto, deve-se esvaziar completamente o cárter para aí então colocar outro lubrificante de base diferente. Observar sempre na etiqueta o óleo que eles colocaram, para não completar com um óleo diferente, caso precise.

Quanto a qualidade do óleo, o 15W50 tem um comportamento viscoso mais estável em uma faixa maior de temperatura, porém a classificação SL é inferior a SM (na classificação API, SH é inferior a SJ e essa inferior a SL que é inferior a SM e por aí vai...). Ou seja, qualquer SL é inferior a qualquer SM. Ponto. :D

Tem o fato da base mineral rodar em média uns 5.000 km (já conheci muito cara rodar o dobro... mas vai saber né?!) enquanto a sintética ser para 10.000km

Aqui temos uma breve aulinha que achei interessante compartilhar.

Abraços
Felipe N. Silva
Versa 1.6 16V SL Cinza Titanium 2011/2012

Sem customizações, quer ver??? Clique aqui!

Regras para boa utilização do fórum (CLIQUE AQUI) - No mais, o bom senso também prevalece sempre...

#20 mrb

mrb

Membro Oficial

• Moderators
  • 2322 posts
  • LocalizaçãoSP

Posted 18 maio 2012 - 14:25

Aff que absurdo isso, fica a critério da CSS aplicar o óleo recomendado no manual. :angry:

Na CSS que fui não dava nem para certificar qual era o óleo que realmente estavam usando pois utilizam o sistema de abastecimento por via aérea. O óleo vem de cima perto do telhado e não tinha acesso para ver de onde estava vindo o óleo. Era galão do que? de quem? qual validade?....

No meu deixei quase uns 20 minutos escoando, tempo bem maior do que a concessionária usa, a qual logo tampa o cárter ainda escorrendo óleo velho.

Abaixo informações das viscosidades.
Shell 5W30
Viscosity cSt 40°C --- 66,16
Viscosity, cSt, 100°C --- 10,75

Shell 10W40
Viscosity cSt 40°C --- 96,95
Viscosity, cSt, 100°C --- 14,0

Shell 20W50
Viscosity cSt 40°C --- 158,32
Viscosity, cSt, 100°C --- 17,63

Felipe não entendi esse comportamento mais estável do 15W50.
Com os dados da Shell:
O 20W50 varia 158,32 - 17,63 entre 40 a 100°C = 140,69 de variação
O 10W40 varia 96,95 - 14,0 entre 40 a 100°C = 82,95 de variação
O 5W30 varia de 66,16 - 10,75 entre 40 a 100°C = 55,41 de variação.

Isso não mostra que o óleo 5W30 é mais estável na faixa de operação de aquecimento do motor?
  • Josmar likes this

0 usuário(s) estão lendo este tópico

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)